27.09.2021 Institucional

+ Cor e + Amor: mulheres na construção

Neste mês de setembro, em parceria com a Tegra Incorporadora, instalamos um silo Matrix personalizado com o tema Mulheres na construção no empreendimento SOFI Campo Belo, na Região Sul da cidade de São Paulo (SP). A iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso de ambas as empresas com equidade de gênero e protagonismo feminino no setor da construção civil. A obra fica localizada na rua Gabriele D’Annunzio, 226, no bairro Campo Belo.

A ação com o silo Matrix – a marca da nossa argamassa a granel –, dá prosseguimento ao nosso projeto “+ Cor e + Amor”, que fortalece os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 de atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. Em 2018, o nosso percentual de mulheres contratadas representava 13% do total de empregados e, em 2020, representou 15% do total de empregados da nossa companhia.

 “A inclusão de mulheres no setor da construção civil é um tema urgente que tem conquistado cada vez mais relevância em nosso mercado. Entendemos que esse tema precisa ser discutido além do nosso público interno para entregarmos um legado positivo à sociedade, transformando a atual realidade do setor. Essa é uma forma de fortalecer nosso compromisso público com a construção de um futuro mais inclusivo, ético e humano”, afirma Leandro Augusto Camargo Dias, gerente de Operações Matrix no Negócio de Argamassa da Votorantim Cimentos.

“A inclusão de trabalhadoras nas obras é uma das medidas essenciais para tornar os canteiros mais eficientes, saudáveis e acolhedores. Para a Tegra, que passou a ser signatária do ONU Mulheres em 2020, a qualidade construtiva é resultado direto da diversidade e do apoio humanizado das equipes operacionais, somados aos treinamentos, às métricas e aos procedimentos construtivos”, diz Patrícia Domingues, diretora executiva de Construção da Tegra Incorporadora.

 

Compromisso com a Diversidade e Inclusão – Para nós, da Votorantim Cimentos, a Diversidade e Inclusão é uma jornada. Em 2018 construímos o nosso Manifesto pela Diversidade.  Em 2019, elaboramos uma Cartilha de Diversidade para nossos empregados e empregadas que esclarece uma série de conceitos e condutas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e lançamos um compromisso global de diversidade.

Na frente de gênero, recentemente iniciamos a operação de um Centro de Distribuição (CD) operado 100% por mulheres. Localizado em Juazeiro do Norte (CE), e visando garantir a equidade de gênero tanto na oferta de vagas, quanto na relação de trabalho, temos orientado os caminhoneiros que irão buscar cargas no novo CD para conscientizá-los a tratar as profissionais com respeito e igualdade. Ademais, lançamos, também recentemente, o Programa Engenheiras de Confiabilidade, que tem como objetivo formar profissionais do público feminino para atuarem na área de manutenção das nossas fábricas, garantindo o funcionamento dos equipamentos da operação sem falhas.

Quer saber mais sobre as nossas ações? Escute os episódios do Diálogos VC sobre Mulheres e Carreira – Conciliando tudo na pandemia e Diversidade & Inclusão.

Últimas Notícias

Nosso volume global de vendas de cimento no trimestre foi de 9,6 milhões de toneladas, queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano......
17 de nossos parceiros foram reconhecidos na nova edição do Prêmio Parceiro VC   Celebramos neste mês mais uma edição do Programa Parceiro VC, o......
Somos destaque da edição 2022 do Prêmio Exame Melhores do ESG   É com muito orgulho que recebemos o Prêmio Exame Melhores do ESG, sendo......