+ Cor e + Amor: mulheres na construção

27/09/2021, 14h11

Neste mês de setembro, em parceria com a Tegra Incorporadora, instalamos um silo Matrix personalizado com o tema Mulheres na construção no empreendimento SOFI Campo Belo, na Região Sul da cidade de São Paulo (SP). A iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso de ambas as empresas com equidade de gênero e protagonismo feminino no setor da construção civil. A obra fica localizada na rua Gabriele D’Annunzio, 226, no bairro Campo Belo.

A ação com o silo Matrix – a marca da nossa argamassa a granel –, dá prosseguimento ao nosso projeto “+ Cor e + Amor”, que fortalece os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 de atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. Em 2018, o nosso percentual de mulheres contratadas representava 13% do total de empregados e, em 2020, representou 15% do total de empregados da nossa companhia.

 “A inclusão de mulheres no setor da construção civil é um tema urgente que tem conquistado cada vez mais relevância em nosso mercado. Entendemos que esse tema precisa ser discutido além do nosso público interno para entregarmos um legado positivo à sociedade, transformando a atual realidade do setor. Essa é uma forma de fortalecer nosso compromisso público com a construção de um futuro mais inclusivo, ético e humano”, afirma Leandro Augusto Camargo Dias, gerente de Operações Matrix no Negócio de Argamassa da Votorantim Cimentos.

“A inclusão de trabalhadoras nas obras é uma das medidas essenciais para tornar os canteiros mais eficientes, saudáveis e acolhedores. Para a Tegra, que passou a ser signatária do ONU Mulheres em 2020, a qualidade construtiva é resultado direto da diversidade e do apoio humanizado das equipes operacionais, somados aos treinamentos, às métricas e aos procedimentos construtivos”, diz Patrícia Domingues, diretora executiva de Construção da Tegra Incorporadora.

 

Compromisso com a Diversidade e Inclusão – Para nós, da Votorantim Cimentos, a Diversidade e Inclusão é uma jornada. Em 2018 construímos o nosso Manifesto pela Diversidade.  Em 2019, elaboramos uma Cartilha de Diversidade para nossos empregados e empregadas que esclarece uma série de conceitos e condutas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e lançamos um compromisso global de diversidade.

Na frente de gênero, recentemente iniciamos a operação de um Centro de Distribuição (CD) operado 100% por mulheres. Localizado em Juazeiro do Norte (CE), e visando garantir a equidade de gênero tanto na oferta de vagas, quanto na relação de trabalho, temos orientado os caminhoneiros que irão buscar cargas no novo CD para conscientizá-los a tratar as profissionais com respeito e igualdade. Ademais, lançamos, também recentemente, o Programa Engenheiras de Confiabilidade, que tem como objetivo formar profissionais do público feminino para atuarem na área de manutenção das nossas fábricas, garantindo o funcionamento dos equipamentos da operação sem falhas.

Quer saber mais sobre as nossas ações? Escute os episódios do Diálogos VC sobre Mulheres e Carreira – Conciliando tudo na pandemia e Diversidade & Inclusão.