Energia

Otimizamos o processo produtivo, usamos fontes renováveis de energia e investimos na eficiência das nossas fábricas.

Acreditamos na evolução sustentável da produção de cimento, em que a adoção de tecnologias limpas para reduzir recursos e emissões é central. Em todas as regiões onde atuamos, nosso foco é intensificar a eficiência e incorporar o uso de energia renovável.

No âmbito dos Compromissos de Sustentabilidade 2030, nossa meta é que 45% de nossa energia global seja proveniente de fontes renováveis. Em 2022, atingimos 22,9%, superando os 18,5% do ano anterior. No Brasil, já empregamos 50% de energia renovável em nossa produção.

Assumimos a gestão da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, com 160 MW na Bahia, anteriormente compartilhada com a Auren (antiga Votorantim Energia). Além disso, possuímos quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e participamos do consórcio da Usina Hidrelétrica (UHE) Machadinho.

A partir de janeiro de 2023, o parque eólico Ventos do Piauí, gerando 55 MW, fortaleceu nossa posição estratégica na geração e consumo de energias renováveis, atingindo 50% de participação em nosso consumo total. Nossa trajetória inclui investimentos contínuos em eficiência energética, para sermos mais eficientes, competitivos e sustentáveis.

CGH Santa Cruz

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Santa Cruz está localizada no município de Rio Branco, no Paraná, e é operada pela empresa Copel. Ela possui capacidade instalada de 1,40 MW e tem 1.800.00 m³ de energia produzida em seu reservatório, além de ter potência instalada de 1.500kW.

Saiba mais

Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo

A UHE Pedra do Cavalo, em Cachoeira, no rio Paraguaçu, Bahia, possui dois condutos com vazão de 76 m³/segundo cada um, cobrindo uma área inundada 186,2 km². Sua capacidade instalada é de 160 MW e seu reservatório é de 4.149.010.000 m³.

Assista ao vídeo Saiba mais

Consórcio UHE Machadinho

A Usina Hidrelétrica (UHE) Machadinho está localizada no rio Pelotas, no município de Piratuba, em Santa Catarina. Com um reservatório de acumulação de 79 km³, a Usina possui três unidades geradoras, com turbinas verticais tipo Francis de 380 MW cada, totalizando 1.140 MW de capacidade instalada, dos quais 5,62% pertencem à Votorantim Cimentos.

Parque Eólico Ventos do Piauí

O Parque Eólico Ventos do Piauí, em Piauí, possui capacidade instalada de 206 MW. O Complexo é constituído por 98 aerogeradores Siemens – Gamesa, com potência nominal de 2,1 MW e fator de capacidade de 51,7%.

Usinas de Itaú de Minas - PCH Monte Alto

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Monte Alto está localizada no rio São João, nos municípios de Itaú de Minas e Passos, em Minas Gerais. Ela possui uma potência instalada de 7,36 MW e teve seu primeiro enchimento em 27 de fevereiro de 1952, com sua geração de energia elétrica exclusiva para a fábrica Votorantim Cimentos de Itaú de Minas-MG.

Acesse o Plano de Ação de Emergência

Usinas de Itaú de Minas - CGH Santana

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Santana está localizada no Rio Santana, bacia hidrográfica do Rio Grande, entre os municípios de Pratápolis e Fortaleza de Minas, em Minas Gerais. Ela possui uma potência instalada de 0,63 MW e teve seu primeiro enchimento em 20 de março de 1919, com sua geração de energia elétrica exclusiva para a fábrica Votorantim Cimentos de Itaú de Minas-MG.

Acesse o Plano de Ação de Emergência

Usinas de Itaú de Minas - CGH São João

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) São João está localizada no Rio São João, bacia hidrográfica do Rio Grande, entre os municípios de Itaú de Minas e Passos, em Minas Gerais. Ela possui uma potência instalada de 3,2 MW, com sua geração de energia elétrica exclusiva para a fábrica Votorantim Cimentos de Itaú de Minas-MG.