Inscrições abertas para nosso curso de formação de motoristas mulheres

18/10/2021, 18h14

A Engemix, nosso negócio de concreto, capacitará 10 profissionais para operarem um caminhão betoneira em Canoas (RS). As inscrições vão até o dia 22 de outubro.

 

Estamos com inscrições abertas para o Programa Mulheres VC – Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira. Ao todo, serão oferecidas 10 vagas exclusivas e gratuitas para mulheres da região de Canoas, no Rio Grande do Sul, aprenderem a operar um caminhão betoneira – veículo que faz a preparação e a mistura do concreto para depois ser entregue em obras de construção. As candidatas interessadas em participar do curso de formação profissional devem fazer a sua inscrição até o dia 22 de outubro pelo link votorantimcimentosdiversidade.gupy.io/jobs/1246627.

Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, carteira de habilitação categoria D, experiência com operação de veículos transporte de carga, Ensino Fundamental completo e comprovação de experiencia por Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O curso será ministrado pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). As participantes aprovadas receberão certificado no final da formação. As aulas serão realizadas de segunda à sexta, entre 5 e 29 de novembro de 2021, em formato online e presencial no SEST/SENAT, que fica localizado na Avenida José Aloisio Filho, 695, Bairro Humaitá, em Porto Alegre (RS).

Nosso Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira visa desenvolver as várias habilidades que a função exige, bem como fazer uma inserção no universo da segurança do transporte, dos caminhões e ainda saber mais sobre o concreto que não é uma carga comum. Uma betoneira, por exemplo, pesa cerca de 40 toneladas e tem volume similar a uma carreta. O concreto é comparado a uma carga viva pelas limitações e cuidados que exige. Ao sentar-se no volante, quem conduz a betoneira precisa cuidar durante os trajetos com curvas, freadas bruscas, evitar subidas, cuidar com a limitação na cidade de circulação pelo peso, tudo isso porque o concreto “trabalha” e pode escorrer. O produto também tem um prazo de validade determinado, ou seja, se atrasar a entrega, toda carga pode ser perdida.

“Com o programa para formação de motoristas de betoneira da Engemix pretendemos fortalecer o pilar de gênero em nossas operações por meio de ações que gerem a presença, a participação e o desenvolvimento de mulheres. O concreto é um produto que costuma estar distante do universo feminino e não tem nenhum motivo para isso acontecer. Já temos profissionais mulheres atuando nessa função na Região Sul do país e, agora, queremos desenvolver talentos no Rio Grande do Sul. Com este tipo de iniciativa, criamos oportunidades específicas para desenvolvermos futuras lideranças femininas em nossas operações”, afirma a nossa coordenadora de Gente para Concreto, Marcela Maria Henriques De Freitas Maia.

 

Mais mulheres nas operações – Temos como meta, alinhada aos nossos Compromissos de Sustentabilidade, atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. No primeiro semestre de 2021, já registramos um crescimento 221% na contratação de mulheres comparado ao mesmo período do ano passado. Dentro das novas contratações, 202 posições foram ocupadas por mulheres nas nossas áreas operacionais. Outro marco importante este ano foi a chegada da economista Clarissa Lins como integrante do Conselho de Administração da empresa. Este ano também lançamos a segunda edição do Programa de Estágio Técnico para Mulheres e outro para formação de Mulheres Engenheiras de Confiabilidade.

 

Programa Diversidade e Inclusão – Temos incessantemente trabalhado para que a diversidade e inclusão façam parte do dia a dia de todos os nossos empregados. Isso significa que todos devem respeitar as diferenças e características de cada um. Em 2019, firmamos um compromisso global de diversidade lançamos uma Cartilha de Diversidade que esclarece uma série de conceitos e condutas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. Neste documento, está definido que, para nós, diversidade significa “somar pessoas diferentemente iguais”, que nada mais é do que não fixar um padrão e ter mente e coração abertos para respeitar ideias, opiniões e identidades diferentes.

Um ambiente diverso é chave para inovação e construção de resultados, além de ser visto como estratégia. E quanto maior a diversidade do time, maior a chance de um conhecimento amplo, mais criatividade e o potencial de inovar. Nos últimos meses, também temos usado processos de recrutamento e seleção, principalmente de porta de entrada, como exemplos de diversidade e inclusão.

“Estamos seguindo o modelo que implantamos nos últimos anos de criar formações com a finalidade de desenvolver capacidades. Buscamos talentos diversos, pessoas engajadas, práticas e criativas em busca de uma chance para construir a sua carreira em uma empresa com uma história sólida e inovadora como a Votorantim Cimentos”, complementa o nosso gerente de Diversidade & Inclusão e Captação, Aldo Frachia.

 

Serviço: Mulheres VC – Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira

  • Oportunidade: 10 vagas para formação em Canoas
  • Inscrições: até 22 de outubro
  • Requisitos: ter mais de 18 anos, carteira de habilitação categoria D, experiência com operação de veículos transporte de carga, Ensino Fundamental completo e comprovação de experiencia por CTPS
  • Link para inscrição: https://votorantimcimentosdiversidade.gupy.io/jobs/1246627
  • Período de aulas: de segunda à sexta, entre 5 e 29 de novembro de 2021
  • Aulas online e presenciais
  • Local das aulas presenciais: SEST/SENAT, localizado na Avenida José Aloisio Filho, n° 695 -Bairro Humaitá – Porto Alegre (RS)

 

Quer saber mais sobre nossas ações em diversidade, bem como ouvir sobre assuntos diversos relacionados à construção da carreira de uma mulher? Escute já o nosso podcast Diálogos VC: #05 Diversidade & Inclusão e #09 Mulheres & Carreira: conciliando tudo na pandemia.