Conheça a iniciativa que transforma realidades e promove o desenvolvimento sustentável em comunidades por todo o Brasil.

Destaques

Conheça a missão da Rede Transformar pelas histórias de Maria e Diego

Visitas de monitoramento aos projetos da Rede Transformar são realizadas pelo time da Votorantim Cimentos

Geramos impacto social positivo nas frentes de habitação e conservação de florestas

Reunimos parceiros para criar um movimento em rede destinado a ampliar o impacto social, ao desenvolver uma iniciativa plural e multissetorial. Reunimos empresas para potencializar o investimento social, promover o desenvolvimento de comunidades e mitigar os impactos de desafios importantes e urgentes, como o déficit habitacional qualitativo e a emergência climática.

Habitação

Atuamos para minimizar o déficit habitacional brasileiro, realizando melhorias habitacionais em casas insalubres de famílias de baixa renda. Em parceria com a Habitat para a Humanidade Brasil, contribuímos para a causa da habitação. Nossa meta é beneficiar 700 famílias com melhorias habitacionais até 2030, focando em regiões como São Paulo, Recife e Curitiba.

Floresta em Pé

Alinhados com a agenda global de redução das emissões de CO2, promovemos o desenvolvimento de negócios nesse setor. Nosso objetivo é acelerar 38 negócios até 2030, gerando emprego, renda e contribuindo para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Atuamos principalmente nas regiões da Amazônia, Pará e Tocantins e contamos com a parceria da Prosas na gestão do edital e todo o controle e acompanhamento dos projetos.

Nossos resultados até o momento

A Rede Transformar tem alcançado resultados significativos desde o seu início.
Rede Transformar

Já beneficiamos aproximadamente 100 pessoas com melhorias habitacionais e temos a previsão de atuar em cerca de 50 casas até julho de 2024 com os parceiros atuais.

Além disso, o 1º Edital do Floresta em Pé teve como objetivo apoiar projetos e negócios sociais voltados à proteção do bioma Amazônico nos estados do Amazonas, Pará e Tocantins.

 

 

Rede Transformar

Rede Transformar Juntos, transformamos vidas

1º Edital Floresta em Pé - 2023

Entre maio e junho de 2023 ocorreram as inscrições para o 1° Edital do Floresta em pé, que resultou em 46 projetos inscritos. Dentre esses, 5 foram selecionados para receberem aceleração. Os critérios de avaliação utilizados incluíram a viabilidade técnica e financeira, o potencial de impacto ambiental e social, a capacidade de execução da proposta e a capacidade de medir os impactos.

Conheça os vencedores do 1º Edital:

Escola Itinerante

Agricultura familiar e juventude

A Casa do Rio, fundada em 2014 como uma organização sem fins lucrativos, tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e territorial sustentável, integrando os conhecimentos e práticas dos povos da floresta. Prioriza o protagonismo comunitário, especialmente entre mulheres, jovens e na primeira infância, e busca fortalecer a agricultura familiar agroecológica e a conservação da biodiversidade. Por meio do projeto “Escola Itinerante de Agroecologia”, aprovado pelo edital “Floresta em Pé”, a Casa Rio oferecerá um curso abrangente em agroecologia, cobrindo tópicos como produção orgânica, agrofloresta e controle natural de pragas. O projeto também inclui programas de rádio e material educativo para ampliar seu impacto.

Du Campo Delivery - Da Agricultura Familiar para sua Mesa

Agricultura familiar e empoderamento feminino

A Cooprima, cooperativa de agricultores familiares fundada em 2014, propõe um projeto para promover a sustentabilidade e a geração de renda para comunidades locais. A iniciativa inclui a implantação de viveiros sustentáveis de peixes e abelhas, além do plantio de 15 mil mudas frutíferas em sistemas agroflorestais. Essas ações visam fortalecer a produção local, incentivar o consumo consciente e estabelecer vínculos mais diretos entre produtores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e ambiental da região.

Mulheres Artesãs da Vila que Era e a Defesa do Território

Agricultura familiar e empoderamento feminino

O Instituto Nova Amazônia, atuando desde 2017 em Bragança, propõe um projeto que beneficia 30 mulheres artesãs da Vila que Era, promovendo a produção e comercialização de biojoias. Além disso, oferece cursos de manejo sustentável de espécies nativas, bioprodutos e empreendedorismo sustentável, visando fortalecer a economia local e preservar a cultura tradicional da região.

A' Wia Sese: Própolis da Abelha Verdadeira

Incentivo à agroecologia

A Emazon, empresa de consultoria agroflorestal, desenvolve um projeto para promover a meliponicultura e a geração de renda para comunidades ribeirinhas. O projeto oferece oficinas para 40 famílias, principalmente jovens e mulheres, visando fortalecer a produção local e promover a conservação da biodiversidade. Contando com o apoio de associações locais, o projeto contribui para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

XambiArt Biojoias

Artesanato sustentável

A Associação de Moradores do Alto Bonito, dedicada à produção de biojoias e artesanato, desenvolve um projeto para ampliar a venda dos artesanatos produzidos por mulheres da região. O projeto oferece capacitação em técnicas de manejo sustentável e empreendedorismo, além de comprar materiais e equipamentos e reformar a sede da associação. Com foco na valorização da cultura local e no fortalecimento da economia, o projeto beneficia diretamente a comunidade e promove a preservação dos saberes tradicionais.

2º Edital Floresta em Pé – 2024

As informações do 2º Edital Floresta em Pé serão divulgadas em breve. Aguarde!

Nossos parceiros

Iniciativa

Parceiros executores

“Estar entre os parceiros da Rede Transformar para a realização do ‘Edital Floresta em Pé’ nos traz a chance de alavancar de forma participativa um conjunto de projetos e negócios sociais necessários e urgentes para a preservação de um dos ecossistemas mais importantes do mundo: o nosso bioma amazônico. O Instituto Social Sotreq agradece à Votorantim Cimentos por nos engajar nesta agenda de desenvolvimento sustentável para reverter a degradação da floresta.”

Sybelle Ban - Presidente do Instituto Social Sotreq e Conselheira no Grupo Sotreq

“Na Fagundes Construção e Mineração, nossas práticas estão sempre alinhadas com nossos valores. Responsabilidade social e consciência ambiental são temas importantes para nós. Por isso, quando a Votorantim Cimentos nos convidou para participar dos projetos da Rede Transformar, vimos uma oportunidade de contribuir para mudar vidas e conservar as florestas. Essa iniciativa reflete o que nos move e o que valorizamos em nossa organização.”

Roberto Pierri Bersch - Diretor Jurídico da Fagundes Construção e Mineração

“Enquanto integrantes do grupo Saint-Gobain, nós, da GCP, priorizamos a sustentabilidade em nosso crescimento a fim de sermos carbono neutro até 2050 e reduzirmos o impacto ambiental até 2030, incluindo nossa cadeia de suprimentos. Em parceria com a Votorantim Cimentos, apoiamos o projeto Floresta em Pé, alinhado com nossos objetivos sociais e de negócios, visando ampliar nosso impacto junto a comunidades.”

Rodrigo Lamarca - Vice-presidente da Unidade de Negócios de Construction Chemicals - Saint Gobain da América Latina

Participe da Rede Transformar

Recebemos sua mensagem!

Perguntas frequentes

O que é a Rede Transformar?

A Rede Transformar é uma iniciativa dedicada a somar investimentos, conhecimentos e esforços para melhorar a qualidade de vida em comunidades de baixa renda. Além disso, busca preservar florestas nativas e impulsionar o empreendedorismo social, reunindo parceiros investidores em duas frentes: Habitação e Floresta em Pé.

Quando os investimentos podem ser realizados?

Os investimentos podem ser realizados de forma imediata. Para a frente de Habitação, as obras seguem um cronograma anual de realização, enquanto para a frente Floresta em Pé, o cronograma de lançamento do edital está previsto para agosto de 2024, com a seleção dos projetos.

Qual o valor mínimo para investimentos?

Para Habitação, as cotas partem de R$ 60.000,00 para realizar melhorias habitacionais em quatro casas.

Para Floresta em Pé, as cotas partem de R$ 65.000,00 para acelerar negócios de bioeconomia.

Há priorização das localidades na execução dos projetos?

Sim. Para Habitação, a iniciativa está pronta para atuar nas cidades de Curitiba, São Paulo e Recife. Já para Floresta em Pé, estão priorizados os estados do Pará, Tocantins e Amazonas, que compõem o bioma amazônico. A Rede Transformar está aberta para avaliar também outros territórios. 

Como os resultados da Rede Transformar são divulgados?

Os parceiros da Rede Transformar recebem boletins periódicos para monitoramento nas duas frentes – Habitação e/ou Floresta em Pé – e participam de um fórum nomeado Café de Resultados.

Quem controla os recursos do fundo e quem executa as ações propostas?

Para Habitação, contamos com a expertise da Habitat para a Humanidade Brasil, organização internacional focada em desenvolvimento habitacional. Já para Floresta em Pé, contamos com a Prosas, especializada em seleção e monitoramento de projetos sociais.

Quais são os instrumentos jurídicos e o aporte financeiro?

O contrato é firmado entre parceiro investidor e gestor/executor (Habitat para a Humanidade Brasil e/ou Prosas) e cita a Rede Transformar, que é uma iniciativa da Votorantim Cimentos.

O aporte financeiro é realizado em uma conta específica para a Rede Transformar, sob a gestão da Habitat para Humanidade Brasil e Prosas.

Não sou fornecedor da Votorantim Cimentos, mas tenho interesse em participar do programa. É possível?

Sim, a Rede Transformar é uma rede colaborativa que visa gerar impacto social positivo por meio da soma de investimentos, conhecimentos e esforços. 

Como faço para me tornar um parceiro da Rede Transformar?

Basta preencher os seus dados, enviar o formulário e aguardar o nosso contato.

Quais as vantagens e/ou contrapartidas de fazer parte da Rede Transformar?

A Rede Transformar oferece uma oportunidade única de impacto social positivo, reduzindo desigualdades sociais e promovendo o desenvolvimento local e a preservação ambiental.

Todo investimento é monitorado e documentado, contando com parceiros especialistas nas áreas de Habitação e Floresta em Pé. A Votorantim Cimentos garante a gestão eficiente dos recursos, ampliando o impacto social e promovendo a agenda ESG (Environment, Social & Governance).