Votorantim Cimentos, junto com Gerdau e Tigre, reinventa o varejo da construção civil

A Juntos Somos Mais é uma empresa de fidelidade que visa contribuir para o desenvolvimento e modernização do setor no Brasil

 A Juntos Somos Mais Fidelização LTDA anuncia o início de suas operações como empresa independente, tendo como acionistas Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre. A nova empresa vai gerir o Juntos Somos +, maior programa nacional de fidelidade do varejo de material de construção, que funciona como um plano de benefícios para as lojas, vendedores e profissionais da obra com o objetivo de desenvolver e modernizar o varejo da construção civil.

No Brasil, a construção civil movimenta aproximadamente R$ 300 bilhões ao ano, o que equivale a 4,5% do PIB. É também um dos maiores empregadores no País, com mais de 100 mil lojas de materiais de construção e seis milhões de profissionais da obra.

Criado em 2014 pela Votorantim Cimentos, o Juntos Somos + possui atualmente mais de 40 mil lojas e cerca de 60 mil profissionais cadastrados. Além das 3 acionistas, as empresas de serviços Santander e Linx e também outras empresas relevantes do setor de construção fazem parte do programa, como Vedacit, Eternit, Suvinil, Stam, Bosch, Casa do Construtor, Ciser, Ourolux e Cozimax.

“A Juntos Somos Mais é o primeiro ecossistema do segmento de varejo da construção civil que envolve empresas, lojas e profissionais da obra. O Programa já é amplamente utilizado e, de 2014 a 2018, distribuiu mais de um bilhão de pontos, concedeu cerca de 300 mil prêmios e impactou mais de 100 mil pessoas diretamente”, afirma Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.

As lojas e profissionais da obra acumulam pontos com a compra de produtos das empresas participantes que são transformados em prêmios, como equipamentos para as lojas (empilhadeira, computadores), sistemas de gestão, cursos profissionalizantes, ferramentas e ações de responsabilidade social dentro das comunidades locais. Todo este ecossistema é acessado por meios digitais, como website e aplicativos de smartphones.

Os consumidores também são beneficiados. Atualmente, eles podem encontrar dificuldade para fazer até mesmo uma pequena reforma, tendo que decidir qual material comprar e quais profissionais contratar. “Com o crescimento do programa de benefícios e o uso de inteligência artificial, a empresa aposta que as lojas de material de construção oferecerão a solução de obra e reforma. Em um futuro próximo, o cliente final poderá comprar, por exemplo, um novo banheiro para sua casa, contando com produtos e profissionais de qualidade”, afirma Serrano.

Segundo o CEO, por meio do Juntos Somos +, o cliente perceberá cada vez mais melhorias em sua experiência de compra, resultado de um atendimento mais personalizado da loja, profissionais mais qualificados e a oferta de uma gama ampla de produtos financeiros como financiamento e seguros.

Até 2020, a empresa planeja investir R$ 50 milhões na expansão do programa e no aprimoramento do ecossistema, adicionando novas funcionalidades e melhorando os benefícios para os participantes.

A empresa emprega hoje 25 pessoas e adota uma cultura de startup com um propósito bem definido e uma estrutura pouco hierárquica, que encoraja o desenvolvimento de ideias inovadoras. “Nosso propósito é fortalecer e desenvolver o varejo de material de construção e os profissionais de obra do Brasil. Esse direcionamento gera entusiasmo no time que opera com muita autonomia no modelo de squads, ou seja, atuando como equipe multidisciplinar”, diz Serrano.

A nova companhia também marca o comprometimento da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre com a promoção de projetos inovadores nas indústrias em que atuam. “O Juntos Somos + é um ecossistema focado no sucesso de toda a cadeia do varejo da construção civil e marca a capacidade da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre de inovarem no setor”, afirma o CEO.