Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo recebe 441 pessoas no ano de 2023

Entre os visitantes estão acadêmicos, pesquisadores, universitários, escolas técnicas, escolas regulares e outros públicos do recôncavo baiano.

Nossa Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo concluiu a agenda do programa Portas Abertas em 2023, alcançando a marca de 441 visitantes. A iniciativa tem como objetivo receber todos os interessados em conhecer mais sobre a nossa operação, boas práticas para o meio ambiente e as nossas instalações. Entre os visitantes estão acadêmicos, pesquisadores, universitários, escolas técnicas, escolas regulares e outros públicos do estado da Bahia.

Com mais de 18 anos de operação, a Usina de Pedra do Cavalo é umas das principais hidrelétricas do estado da Bahia, caracterizada pela sua operação sustentável e renovável. Atualmente, cerca de 83% da produção de energia no Brasil é de fonte renovável. Entre as fontes energéticas estão as hidrelétricas, responsáveis por 65% da geração elétrica do Brasil. Esse tipo de produção gera menos impacto no meio ambiente que o petróleo, o carvão e seus derivados, que também fazem parte da matriz energética brasileira. Dessa forma, além da geração de energia, as usinas hidrelétricas têm um papel fundamental no retardamento do aquecimento global, pois possuem zero emissão de carbono.

A Usina de Pedra do Cavalo aproveita o potencial dos rios Paraguaçu para gerar eletricidade sem emitir poluentes e contribui para o desenvolvimento econômico e social para as comunidades no entorno, por meio de projetos de educação ambiental, apoio à agricultura familiar, preservação da biodiversidade e valorização da cultura local. “Nosso programa de visitas Portas Abertas é uma forma de aproximar a empresa da população, mostrando o nosso jeito de operar focado sem segurança, excelência e geração de valor compartilhado”, afirma Dejair Lima, gerente da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.

Durante o roteiro, os visitantes participam de uma apresentação sobre a operação da usina, além de terem acesso às iniciativas que promovem e incentivam a transformação social e os cuidados com o meio ambiente na região do recôncavo baiano. “As informações disponibilizadas, assim como as reflexões desenvolvidas pelos empregados, que nos acompanharam, mostraram bem como tratamos a questão ambiental na região e como isso é importante, na medida que este tema diz respeito a várias áreas do conhecimento científico e adquire crescente relevância na sociedade contemporânea.

O programa de visitas Portas Abertas da Usina de Pedra do Cavalo é gratuito e aberto a todos os interessados, mediante agendamento prévio que deve ser solicitado pelo e-mail contatopcv@vcimentos.com. Caso não haja disponibilidade de agenda para a data solicitada, o grupo será inserido em uma lista de espera.