Unidade de Xambioá recebe Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins 2018

13/06/2018, 16h54

Com o aproveitamento de resíduos gerados internamente para substituir parte do combustível fóssil na produção de clínquer. No último ano, a unidade deixou de destinar esse tipo de resíduo para aterro sanitário

Nossa fábrica recebe o Troféu Responsabilidade Ambiental do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins 2018. Voltada às empresas, universidades e organizações não governamentais, a premiação do Governo do Tocantins faz homenagem a iniciativas desenvolvidas em prol da preservação e defesa do meio ambiente no Estado.

No último ano, a unidade não precisou destinar resíduos para aterro sanitário. Ao implantar tecnologias que viabilizam alta produtividade industrial com significativos ganhos ambientais, a empresa demonstra, na prática, o conceito de sustentabilidade.

O projeto de destinação dos resíduos internos, via coprocessamento, como medida que contribui para reduzir os volumes de resíduos depositados no ambiente e emissões de CO2, recebe o reconhecimento por ser uma solução sustentável de gestão de resíduos sólidos diante a um cenário desafiador. No Tocantins, apenas o aterro sanitário de Araguaína aceita resíduos de empresas privadas.

Para combater as dificuldades logísticas, investimos R$ 200 mil e, desde 2015, coprocessamos resíduos gerados internamente, incluindo materiais não-recicláveis e também contaminados, como combustível alternativo para seu forno de clínquer. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), embalagens de produtos químicos, pó de serra usados em limpezas de equipamentos sujos de graxa e óleo e estopas, entre outros resíduos, geram energia, sendo que eventuais cinzas são incorporadas na estrutura cristalina do clínquer produzido na unidade. O procedimento conta com devido licenciamento e aprovação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Consolidação da sustentabilidade

Ao apresentar uma solução ambientalmente adequada e economicamente viável, com a segregação e reaproveitamento de materiais recicláveis e o coprocessamento de não-recicláveis, encontramo-nos em uma posição de vanguarda que deve motivar diferentes setores da sociedade, na avaliação de nosso assessor de Meio Ambiente, Ângelo Zerbini. “O reconhecimento que recebemos com essa premiação demonstra a importância que a discussão sobre o tema de gestão de resíduos possui no âmbito estadual. Essa é uma questão que envolve uma mudança de postura da sociedade, tanto da população de forma geral, quanto das esferas pública e privada”, afirma Zerbini.

Ainda segundo o assessor, a partir da confirmação da capacidade de consumir a totalidade dos resíduos gerados internamente na fábrica, é possível identificar potencial no sistema para recebimento e destinação de outros resíduos.  A intenção é reduzir ainda mais o consumo de combustível fóssil e viabilizar o consumo de pneus e biomassas provenientes de outras indústrias e produções agrícolas, chegando mais próximo a uma produção ‘carbono-neutro’ e utilizando o máximo possível de combustíveis renováveis de própria matriz energética.

Em todo o Brasil, realizamos o coprocessamento em 15 unidades, distribuídas em 11 Estados e no Distrito Federal. A empresa possui como meta global utilizar, em média, 30% de combustíveis não fósseis em suas fábricas até 2020. No País, 25% dos combustíveis usados em todas as nossas operações em 2017 tiveram como origem fontes renováveis.

Sobre o Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins 2018

O Prêmio Mérito Ambiental, instituído pelo Decreto Estadual nº 5.534, de 16 de novembro de 2016, é uma premiação que tem como objetivo homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na preservação e defesa do meio ambiente no Estado do Tocantins, bem como estimular as boas práticas ambientais, por parte da sociedade, órgãos públicos e iniciativa privada, por meio da execução de ações que contemplem o desenvolvimento sustentável. Nesta, que é a segunda edição do evento, foram inscritos 56 projetos em seis categorias, Comenda Jornalismo Ambiental, Troféu Responsabilidade Ambiental, Comenda Boas Práticas Sustentáveis, Troféu Escola de Educação Ambiental, Troféu Cidade Sustentável e Troféu Mérito Ambiental.