Solidez Flexível- A nossa jornada de transformação

Não somos mais apenas uma empresa de materiais de construção, mas também de minerais, materiais e soluções. Essa nova Votorantim Cimentos combina solidez com flexibilidade: é, ao mesmo tempo, uma companhia sólida, mas também flexível para mudar.

“Temos solidez para entregar o que propomos com excelência, ter uma atuação global e ser líder nacional em cimentos. E flexibilidade para nos adaptarmos às novas necessidades da sociedade, usando as tendências e evoluções tecnológicas para aproveitar melhor os recursos e evoluir os processos”, afirma o nosso CEO Global, Marcelo Castelli.

Participamos nos dias 14 e 15 de maio do Votorantim.hub, evento que mostrou como as empresas investidas da Votorantim S.A. estão se preparando e conduzindo soluções para o futuro.

Abordamos a nossa jornada de transformação para além do setor da construção civil. Em nosso espaço os convidados poderão conhecer de perto soluções que vão ajudar a agricultura a produzir mais, o processo da gestão de resíduos para diminuir a pegada de CO2 (o gás que causa o efeito estufa), a evolução logística da nossa concreteira, que vem entregando uma experiência cada vez melhor ao cliente, e mais detalhes do programa de fidelidade que está desenvolvendo e modernizando o varejo da construção civil no país.

São quatro focos principais dentro do nosso estande, que demonstram esses conceitos e a transformação pela qual estamos passando.

Soluções para o solo – o calcário agrícola nutre o solo e melhora a produtividade, é a utilização do mesmo mineral que fabrica o cimento para fins agrícolas. Apresentamos uma nova solução para a área agrícola: uma proteção solar para as plantas.

Coprocessamento – Somos pioneiro no coprocessamento de materiais alternativos para substituição de combustível fóssil, utilizado nos fornos para fabricação de cimento. A última novidade nessa área é a utilização de resíduos de lixo urbano. O lixo urbano é um desafio global. O Brasil produz anualmente mais de 78 milhões de toneladas de resíduo urbano, segundo cálculos da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Cerca de 41% do volume do lixo coletado no país é descartado em local inadequado. O coprocessamento de CDR (Combustível Derivado de Resíduo) é uma alternativa viável para diminuir o impacto do lixo urbano, reduzir o volume depositado nos aterros sanitários e transformar parte desse resíduo em energia para a produção de cimento.

Engemix – a nossa concreteira implantou soluções para garantir uma operação eficiente na entrega do concreto. A Engemix vai mostrar como investe na evolução logística, usando a tecnologia para entregar produtos e processos cada vez melhores.

Juntos Somos + – a partir de um programa de fidelidade foi formada uma empresa independente, tendo como acionistas Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre. A nova empresa passou a gerir o Juntos Somos +, maior programa nacional de fidelidade do varejo de material de construção, que funciona como um plano de benefícios para as lojas, vendedores e profissionais da obra com o objetivo de desenvolver e modernizar o varejo da construção civil. A experiência ideal para construir ou reformar.