Ganhamos o prêmio Dr. Clemente Greco 2019

18/04/2019, 17h35

Ganhamos o prêmio Clemente Greco na categoria Projeto de Inovação, Ambiental ou de Sustentabilidade do Cimento durante a CBI Brasil & LatAm 2019.

O nosso projeto premiado foi o de Produção de pozolanas a partir de acidificação de escórias básicas, desenvolvido pelo José Eustáquio Machado do nosso time de P&D & Qualidade.

A norma de cimento brasileira não permite a produção de cimentos ternários, ou seja, o uso conjunto de escórias básicas e pozolanas em um mesmo cimento, podendo dificultar a redução do fator clínquer e dos custos variáveis do cimento.

Para resolver esse desafio, desenvolvemos um processo que transforma escórias básicas em pozolanas artificiais. O processo, que está sendo patenteado, envolve o tratamento térmico da escória básica em presença de rejeitos silicosos. Este processo modifica os teores e as relações entre os principais óxidos da escória, transformando-a em ácida e permitindo enquadrá-la como pozolana, segundo a NBR 12653.

Este processo é inovador e de baixo custo de implementação. O uso desta pozolana artificial permite redução do custo variável do cimento, do fator clínquer e das emissões de CO2. Do ponto de vista do cliente, os cimentos com adição destas pozolanas são produtos particularmente indicados para aplicações onde durabilidade é um fator importante.

Sobre o CBI Brasil & LatAm 2019 – O evento é dedicado para executivos de nível sênior e tomadores de decisão na indústria de cimento da América Latina. É considerado a principal conferência e exposição técnico-comercial, com apresentação de cases dos setores brasileiros de cimento e cal e também da indústria latino-americana em geral.