Fizemos a nossa primeira emissão de debêntures ESG (sigla em inglês que avalia as operações das empresas nos eixos ambiental, social e de governança) no mercado de capitais brasileiro, com metas atreladas aos nossos indicadores de sustentabilidade. A linha de R$ 450 milhões tem prazo de cinco anos, com vencimento em fevereiro de 2026 e os recursos captados serão utilizados para o pagamento de dívidas com vencimento em curto prazo (2023). A taxa de juros da operação foi CDI + 1,45% ao ano.
A captação foi coordenada pelos bancos Itaú BBA, Santander e UBS BB, e a verificação e parecer de segunda parte foi feito pela Bureau Veritas, que validou os indicadores escolhidos e a ambição das metas da assumidas. Os indicadores (KPIs) que serão medidos são a emissão de CO2 por tonelada de cimento e o índice de substituição térmica, dois importantes parâmetros de sustentabilidade para a indústria de cimento e alinhados aos nossos Compromissos em Sustentabilidade para 2030, estabelecidos em novembro de 2020. Com o cumprimento das metas estabelecidas a cada dois anos, teremos benefícios nas condições de pré-pagamento da dívida.
“A realização dessa captação, pioneira no setor de construção civil no mercado brasileiro, é mais um passo para alinhar os compromissos financeiros aos compromissos em sustentabilidade da companhia. Buscamos crescer, inovar e aumentar a eficiência operacional do nosso negócio utilizando sempre a sustentabilidade como um de nossos direcionadores estratégicos”, afirma Osvaldo Ayres Filho, nosso CFO Global.
Além dessa primeira emissão de debêntures com critérios ESG no mercado de capitais brasileiro, possuímos cerca de US$ 350 milhões em dívidas no exterior atreladas a indicadores de sustentabilidade.
Em novembro de 2020, anunciamos os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. As metas têm o objetivo de alinhar toda a nossa operação mundial às demandas atuais e futuras da sociedade, gerando impacto positivo em toda a nossa cadeia e nas comunidades em que atuamos. Os compromissos são divididos em sete pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação, pegada ambiental; economia circular e valor compartilhado.
A meta estabelecida nos nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 em relação à emissão de CO2 é de reduzir o índice para 520kg de CO2 por tonelada de cimento até 2030. Entre 1990 e 2020, já reduzimos 25% a sua emissão de CO2 por tonelada de cimento, volume que passou de 763 kg para 576 kg. Em relação à substituição térmica, a meta é atingir o índice de 53%, percentual de energia vinda de combustíveis alternativos para alimentar os fornos de produção nas unidades fabris. Atualmente, esse índice é de 23%.
Saiba mais sobre os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030, ouvindo o nosso podcast Diálogos VC, disponível no Spotify, clicando aqui.