PVE estimula mais melhorias na educação

08/03/2019, 18h44

Com o objetivo de impulsionar mais melhorias na educação, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) continua sendo uma causa legitima, realizada pela Votorantim Cimentos, renovando seus compromissos com 25 municípios.

O PVE idealizado pelo instituto Votorantim, está de cara nova, sua nomenclatura mudou para Parceria Votorantim pela Educação para Parceria pela Valorização da Educação. O objetivo é reforçar a contribuição do PVE para fortalecer a educação municipal e gerar valor que estimule a participação não só dos profissionais da rede, como também de toda a comunidade.

O programa é realizado em 100 municípios, dos quais 25 são promovidos em localidades investidas pela Votorantim Cimentos. É desenvolvido em quatro Ciclos de Atividades, por meio das frentes de fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Para oficializar as atividades de 2019 com os secretários de Educação dos municípios participantes, o Instituto Votorantim, realizaram uma Oficina de Pactuação, de 19 a 21 de fevereiro, em São Paulo (SP).

A outra frente é a de mobilização social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade. O tema que norteará os trabalhos do programa será definido no 1º Ciclo de Atividades, no mês de março, e será estabelecido pelo secretário de Educação de cada município, conforme os desafios que foram levantados na Oficina de Pactuação.

“A continuidade do PVE possibilitará mantermos os trabalhos que estão sendo feitos nos municípios, mantendo o diálogo com o poder público para estreitar o relacionamento e a soma de esforços para melhorar a qualidade de educação, tanto por meio das consultorias e formações continuadas para os profissionais, quanto pelas ações de mobilização social para engajar toda a comunidade a participar de transformações concretas e duradouras”, afirmou a consultora de Responsabilidade Social, da Regional Nordeste, da Votorantim Cimentos, Sabrina Espínola.

 PVE – Principais números (2018)

·         104 municípios participantes

·         Mais de 162 mil pessoas engajadas em atividades de mobilização

·         1.130 escolas participando do programa

·         Mais de 360 mil alunos impactados

·         2.130 diretores e coordenadores pedagógicos envolvidos nas formações