Educação: estar presente faz a diferença

22/06/2018, 15h00

Em comemoração aos 100 anos do grupo Votorantim, surgiu o propósito de que o centenário da companhia deixasse algum legado para a sociedade em geral. E, nesse sentido, a Educação apareceu como uma causa legítima, com a qual a companhia possui um comprometimento histórico. Como parte do grupo, nós da Votorantim Cimentos também estamos engajados nesta causa contribuindo com o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

Apoiamos 25 de 100 municípios que recebem o PVE em 2018 e acreditamos que a educação de qualidade é a base de uma sociedade mais igualitária. No longo prazo, a boa educação forma novas gerações com maior repertório e visão ampliada, contribuindo indiretamente para o crescimento e para a competitividade do país.

O PVE está engajando muitos municípios e as ações estão a todo vapor. Em março, deste ano, o programa encerrou seu primeiro ciclo de atividades com uma série de diagnósticos e projeções para a melhoria da educação pública. O programa tem colaborado para a qualificação de práticas de gestão educacional e para o engajamento e mobilização social de comunidades.

Em fevereiro deste ano, foi realizada a Oficina de Pactuação PVE 2018, em São Paulo (SP), onde participamos ao lado de representantes de 103 secretarias municipais de educação, além de outras empresas da Votorantim. O evento colocou em discussão os desafios e as estratégias de implementação das ações nos municípios.

O PVE vem provocando transformações nas localidades onde é realizado, o programa gera aceleração na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em relação aos demais municípios. Em 2016 o avanço médio no Ideb foi de 38% no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e de 45% no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). Esses resultados são motivo de comemoração, pois a evolução da qualidade da educação reflete no crescimento do PIB per capita, proporciona oportunidades de crescimento individual e maior consciência sobre a cidadania de cada um.