20.01.2016 Institucional

Projeto Sobral de Futuro integra a sociedade no planejamento de longo prazo do município

Por meio de diálogos nos distritos do município, a iniciativa pretende viabilizar propostas para os principais desafios sociais, econômicos e de infraestrutura no maior polo de desenvolvimento do interior do Ceará

Desenvolver uma visão de longo prazo para áreas como educação, saúde, habitação, segurança pública e mobilidade urbana, e considerar as vocações do município e a sustentabilidade para as próximas gerações são os objetivos do Projeto Sobral do Futuro, que busca o desenvolvimento socioeconômico do município.

O projeto, que tem como protagonista a própria sociedade e suas aspirações coletivas, e será coordenado por um conselho consultivo integrado por representantes da sociedade civil, incluindo conselhos municipais – de educação, saúde e de jovens, entre outros – ONGs, entidades representativas da juventude, instituições de ensino superior, associações de classe (do comércio, varejo, indústria e produção rural, entre outros setores), prefeitura e câmara municipal. Além do conselho consultivo, um comitê executivo integra a estrutura.

Sobral de Futuro é uma iniciativa plural, suprapartidária, conduzida por um conselho consultivo, que será formado por representantes da sociedade, e que tem a missão de definir, através da construção participativa, propostas capazes de intensificar os avanços conquistados em áreas cruciais como educação, saúde e renda, e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.

O conselho e o comitê deverão garantir a mobilização da população por meio de debates e consultas distritais, de forma a ter a sociedade civil e seus representantes plenamente engajados no processo. Também serão realizados estudos técnicos e consultas com especialistas. As informações coletadas em todas as frentes, entre fevereiro e junho, serão integradas num documento norteador das políticas públicas para o município nos próximos 30 anos.

 

Compromisso

A partir desse documento, será proposto um Documento de Visão que deverá ser assinado pela atual administração municipal e pelos candidatos a prefeito do município nas próximas eleições.

Vale ressaltar que o trabalho do projeto não termina com o Documento de Visão. Ele será mantido em mobilização permanente para acompanhar a execução das propostas ao longo dos anos. “Como fomentadores, estamos dando o ponta pé inicial para o processo, mas a gestão e o acompanhamento das ações definidas nos próximos meses serão feitos pela população via conselho gestor local que será constituído”, afirma o gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo. A Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, BNDES, Instituto Arapyaú, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) são os principais fomentadores do projeto.

O projeto é mais do que participativo: é apropriativo. Quem quiser se envolver terá espaço, importância e poder no processo de decisões. Trata- se, também, de uma ampliação do programa de Apoio a Gestão Pública, do Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que teve início em Sobral no 2º semestre de 2015 e prevê ações de modernização da gestão pública focadas no equilíbrio financeiro do município.

O momento atual foi considerado extremamente oportuno para o projeto. A atual crise política e econômica não pode colocar em risco o desenvolvimento do município, incluído por dois anos no ranking de 10 cidades do futuro na América Latina e maior polo do interior do Ceará.

Já as eleições municipais de outubro favorecem o comprometimento de todos os atores políticos com um plano essencial, comum e construído pela sociedade. Por outro lado, esse cenário traz o desafio e a importância de se criar um modelo mais justo e democrático de planejamento, que garanta, à vontade da população, prioridade nas decisões político-administrativas e que essas aspirações sejam consideradas não apenas num futuro imediato, mas no longo prazo.

O Instituto Arapyaú, organização filantrópica familiar, apoia iniciativas que promovam cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. “O programa Sobral de Futuro pode se tornar um exemplo de participação da população na elaboração do planejamento e implementação de políticas públicas transformadoras. A participação da sociedade é fundamental para uma melhor gestão municipal. Existem poucos exemplos bem-sucedidos deste tipo no Brasil e no mundo. Este pode ser um deles”, Pedro Villares, Presidente do Conselho do Instituto Arapyaú.

Últimas Notícias

Nosso volume global de vendas de cimento no trimestre foi de 9,6 milhões de toneladas, queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano......
17 de nossos parceiros foram reconhecidos na nova edição do Prêmio Parceiro VC   Celebramos neste mês mais uma edição do Programa Parceiro VC, o......
Somos destaque da edição 2022 do Prêmio Exame Melhores do ESG   É com muito orgulho que recebemos o Prêmio Exame Melhores do ESG, sendo......