Projeto Sobral de Futuro integra a sociedade no planejamento de longo prazo do município

20/01/2016, 15h09

Por meio de diálogos nos distritos do município, a iniciativa pretende viabilizar propostas para os principais desafios sociais, econômicos e de infraestrutura no maior polo de desenvolvimento do interior do Ceará

Desenvolver uma visão de longo prazo para áreas como educação, saúde, habitação, segurança pública e mobilidade urbana, e considerar as vocações do município e a sustentabilidade para as próximas gerações são os objetivos do Projeto Sobral do Futuro, que busca o desenvolvimento socioeconômico do município.

O projeto, que tem como protagonista a própria sociedade e suas aspirações coletivas, e será coordenado por um conselho consultivo integrado por representantes da sociedade civil, incluindo conselhos municipais – de educação, saúde e de jovens, entre outros – ONGs, entidades representativas da juventude, instituições de ensino superior, associações de classe (do comércio, varejo, indústria e produção rural, entre outros setores), prefeitura e câmara municipal. Além do conselho consultivo, um comitê executivo integra a estrutura.

Sobral de Futuro é uma iniciativa plural, suprapartidária, conduzida por um conselho consultivo, que será formado por representantes da sociedade, e que tem a missão de definir, através da construção participativa, propostas capazes de intensificar os avanços conquistados em áreas cruciais como educação, saúde e renda, e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.

O conselho e o comitê deverão garantir a mobilização da população por meio de debates e consultas distritais, de forma a ter a sociedade civil e seus representantes plenamente engajados no processo. Também serão realizados estudos técnicos e consultas com especialistas. As informações coletadas em todas as frentes, entre fevereiro e junho, serão integradas num documento norteador das políticas públicas para o município nos próximos 30 anos.

 

Compromisso

A partir desse documento, será proposto um Documento de Visão que deverá ser assinado pela atual administração municipal e pelos candidatos a prefeito do município nas próximas eleições.

Vale ressaltar que o trabalho do projeto não termina com o Documento de Visão. Ele será mantido em mobilização permanente para acompanhar a execução das propostas ao longo dos anos. “Como fomentadores, estamos dando o ponta pé inicial para o processo, mas a gestão e o acompanhamento das ações definidas nos próximos meses serão feitos pela população via conselho gestor local que será constituído”, afirma o gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo. A Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, BNDES, Instituto Arapyaú, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) são os principais fomentadores do projeto.

O projeto é mais do que participativo: é apropriativo. Quem quiser se envolver terá espaço, importância e poder no processo de decisões. Trata- se, também, de uma ampliação do programa de Apoio a Gestão Pública, do Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que teve início em Sobral no 2º semestre de 2015 e prevê ações de modernização da gestão pública focadas no equilíbrio financeiro do município.

O momento atual foi considerado extremamente oportuno para o projeto. A atual crise política e econômica não pode colocar em risco o desenvolvimento do município, incluído por dois anos no ranking de 10 cidades do futuro na América Latina e maior polo do interior do Ceará.

Já as eleições municipais de outubro favorecem o comprometimento de todos os atores políticos com um plano essencial, comum e construído pela sociedade. Por outro lado, esse cenário traz o desafio e a importância de se criar um modelo mais justo e democrático de planejamento, que garanta, à vontade da população, prioridade nas decisões político-administrativas e que essas aspirações sejam consideradas não apenas num futuro imediato, mas no longo prazo.

O Instituto Arapyaú, organização filantrópica familiar, apoia iniciativas que promovam cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. “O programa Sobral de Futuro pode se tornar um exemplo de participação da população na elaboração do planejamento e implementação de políticas públicas transformadoras. A participação da sociedade é fundamental para uma melhor gestão municipal. Existem poucos exemplos bem-sucedidos deste tipo no Brasil e no mundo. Este pode ser um deles”, Pedro Villares, Presidente do Conselho do Instituto Arapyaú.