Projeto de coprocessamento do açaí recebe prêmio da AmCham

17/12/2018, 14h06

Poupar o meio ambiente, estruturar uma nova cadeia produtiva, fomentar a economia local, gerando mais empregos e renda, e proporcionar uma matriz energética mais sustentável: são os benefícios do nosso projeto de “Aplicação do caroço de açaí como substituto ao coque de petróleo”, realizado em nossa fábrica de Primavera, no Pará.

A iniciativa foi reconhecido na 14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental, da American Chamber of Commerce for Brazil (AmCham). No qual fomenta ações de sustentabilidades e reconhece, desde 2005, as organizações brasileiras com as melhores práticas em sustentabilidade.

O nosso projeto, que contribui para a redução de emissão de CO2 no meio ambiente, foi o vencedor da categoria “Emissões Atmosféricas” na premiação. Mais uma conquista dos empregados da Votorantim Cimentos.

Saiba mais sobre o nosso coprocessamento de açaí:

Desde 1991 a empresa construiu uma longa tradição de utilizar resíduos em substituição a combustíveis fósseis, incluindo substância oleosas, borrachas, madeiras contaminadas, pneus, papel e até plástico. Mas com semente de açaí foi a primeira vez. Por isso o processo demandou uma bateria de testes até encontrarmos, no final de 2017, as variáveis ideais.

Só no Estado do Pará são 550 mil toneladas de semente de Açaí geradas todos os anos. Fornecedores da região recolhem os caroços que seriam descartados, passam por um processo de secagem e chegam até a nossa fábrica para substituir parte do coque de petróleo, o combustível usado nos fornos de cimento.

Atualmente a fábrica processa 6500 toneladas de caroço por mês. Em um futuro próximo a meta é chegar a 10 mil toneladas. Além de eliminar resíduos e substituir combustíveis fósseis, esse processo reduz a emissão de gases, tanto na fábrica quanto no transporte do coque, que agora é importado em menor quantidade. Esses esforços fazem parte do Plano Estratégico de Sustentabilidade, que pretende reduzir as emissões em 25% e a aquisição de combustíveis m 40%, em todos os países que a Votorantim Cimentos atua