18.06.2016 Institucional

Primeira fábrica da Votorantim Cimentos comemora 80 anos

Com capacidade de produzir 2 milhões de toneladas de cimento por ano, a Unidade Santa Helena tem importância histórica e econômica para a região

 

A primeira fábrica da Votorantim Cimentos está fazendo aniversário e completa a incrível marca de 80 anos. A Unidade Santa Helena, na cidade de Votorantim, no interior de São Paulo, foi inaugurada em 1936 após três anos de construção e começou a operar com capacidade para 250 toneladas de cimento por dia.

A inauguração da planta trouxe a participação da empresa na remodelação de uma grande obra: o Viaduto do Chá, que é um marco do Centro de São Paulo. Além da importância histórica, a fábrica de Santa Helena é uma unidade estratégica para a Votorantim Cimentos Com investimentos permanentes em sua modernização e expansão, em 2014 a unidade ampliou sua capacidade produtiva para 2,8 Milhões de toneladas de cimento por ano e emprega 409 funcionários entre próprios e terceiros.

A história de Santa Helena também pode ser contata por muitos dos funcionários que cresceram junto com a fábrica, como é o caso de José Araujo, responsável por testes de resistência do cimento, que trabalha na empresa há 39 anos. “A inovação sempre esteve presente na unidade Santa Helena. Tive oportunidade de trabalhar com o primeiro computador no laboratório e, na época, foi um grande avanço para área”, lembra. “Entrei na empresa com 22 anos de idade, na época meu pai e dois irmãos mais velhos também trabalharam aqui. Pude contemplar a evolução da operação, que antes era manual e hoje é tudo muito moderno”, explica Araújo.

 

Desenvolvimento sustentável

Desde a década de 30, quando foi instalada, Santa Helena tornou-se referência na região, contribuindo com o desenvolvimento da cidade, além da geração de emprego e arrecadação tributária.

Além disso, a fábrica sempre investiu em projetos socioambientais, seguindo as diretrizes de sustentabilidade da companhia, que incentivam o protagonismo da comunidade local e preservação do meio ambiente. Nesses 3 anos, o aporte na região foi superior a R$2.5 milhões de reais investidos em projetos sociais que buscam fomentar a história e cultura da cidade de Votorantim, uma história conectada à Votorantim Cimentos.

Sempre em parcerias com o Poder Público e a comunidade, os projetos têm como foco a educação, o esporte, a cultura, o engajamento comunitário e a formação de mão de obra a partir de demandas específicas da própria sociedade. Entre os destaques estão os projetos “Movimento Olímpico” e “Pintando o Tênis”, que estimulam a prática da ginástica artística, atletismo, judô e de tênis, respectivamente, em escolas municipais da região, além do Programa Evoluir, que qualificou profissionalmente jovens e adultos nas comunidades próximas à unidade.

“A Votorantim Cimentos fomenta o dinamismo econômico e social. Faz parte dos nossos compromissos apoiar projetos que contribuam para o enriquecimento profissional, desenvolvimento pessoal e para a formação de cidadã. Norteados por esses compromissos, continuaremos a gerar e perpetuar valor para a sociedade, funcionários e clientes a longo prazo”, afirma Marcelo Monteiro Silva, gerente geral da Unidade Santa Helena.

Fábrica Votorantim Cimentos Santa Helena/SP

Últimas Notícias

Nosso volume global de vendas de cimento no trimestre foi de 9,6 milhões de toneladas, queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano......
17 de nossos parceiros foram reconhecidos na nova edição do Prêmio Parceiro VC   Celebramos neste mês mais uma edição do Programa Parceiro VC, o......
Somos destaque da edição 2022 do Prêmio Exame Melhores do ESG   É com muito orgulho que recebemos o Prêmio Exame Melhores do ESG, sendo......