Outubro Rosa: campanha de conscientização sobre o câncer

Exames periódicos ajudam na prevenção contra o câncer de mama e útero

24/10/2022, 13h36

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da detecção precoce e prevenção contra o câncer de mama. Esse tipo é o que mais afeta mulheres brasileiras. Recentemente, a campanha passou a abordar a prevenção contra o câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente a afetar mulheres no Brasil.

As campanhas do Outubro Rosa começaram nos Estados Unidos nos anos 90. No Brasil, o movimento passou a ser realizado em 2002. O laço na cor rosa foi adotado como símbolo, utilizado nas ações durante esse mês ao redor do mundo. 

Com a divulgação de informações o Outubro Rosa promove maior conhecimento sobre as doenças, além de acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo para a redução da taxa de mortalidade. Os exames periódicos são uma estratégia de prevenção contra o câncer, pois, quando descoberto no início, o tratamento do câncer de mama é menos agressivo e tem menores taxas de mortalidade. Já no caso do câncer de colo uterino, que pode não apresentar sintomas visíveis na fase inicial, os exames preventivos são cruciais para identificar a doença.

O autoexame é um método simples que pode ser feito pela própria mulher, apalpando os seios, e que contribui para o conhecimento do próprio corpo. Porém, ele não substitui os exames clínicos das mamas realizados por profissionais da saúde. Assim, realização periódica de exames como a mamografia, colpocitologia oncótica, colposcopia, vulvoscopia e ultrassonografia transvaginal é recomendada para o diagnóstico precoce das doenças. 

Para nós da Votorantim Cimentos, saúde e segurança são valores inegociáveis. Eles vêm antes dos resultados e devem guiar as nossas atitudes dentro e fora da empresa. Por isso, reforçamos a importância de conscientização e autocuidado dos nossos empregados.