Open Innovation traz ciclos de inovação

21/06/2018, 19h18

Com o propósito de sempre buscar diferentes soluções, pensamos, desenvolvemos e adotamos práticas inovadoras sendo alavancadas através do programa Open Innovation. Ele é o nosso ecossistema para inovação aberta, promovendo um ambiente para encontrar soluções externas para os desafios da empresa. Uma forma de conectar o nosso time com fornecedores, órgãos de governo, fundos de investimentos, universidades, centros de pesquisas e, principalmente, startups.

 

Para isso, criamos grandes desafios temáticos, que chamamos de ciclos, em uma plataforma web e ativamos todo o ecossistema para participarem. Lá empresas de todo o Brasil se candidatam para desenvolver as soluções, sendo avaliadas por um comitê interno. As selecionadas são convidadas a trazerem suas equipes para dentro da nossa empresa, podendo se tornar fornecedoras ao fim do processo. Esse sistema permite a construção colaborativa, geração de valor e velocidade para o nosso negócio.

 

No primeiro ciclo, por exemplo, lançamos sete demandas ligadas aos conceitos da Indústria 4.0, envolvendo automatização de processos e gerenciamento inteligente de dados. Ao todo tivemos 107 inscrições, avaliadas por 93 profissionais de diversas áreas da companhia. Selecionamos 12 startups e 7 delas avançaram. A partir daí iniciamos um processo de co-criação onde as selecionadas, com nossa mentoria interna, começam a desenvolver protótipos e projetos pilotos.

 

Em julho deste ano, iniciaremos o segundo ciclo com novos temas, que também desembarcará em nossas unidades no exterior. Ela representa um novo momento para nós, que se abre ao mundo para se manter na vanguarda. Um legado inovador e de olho no futuro.