O coprocessamento de resíduos na construção de um mundo feito para durar

Buscando aproveitar os recursos que temos disponíveis e desafiando o obvio, nós, da Votorantim Cimentos, somos os pioneiros no coprocessamento de resíduos no Brasil, realizando este processo desde 1991 e, com isso, trazendo benefícios ambientais, sociais e econômicos.

O coprocessamento é uma tecnologia que transforma, no processo de produção do cimento, materiais alternativos e resíduos não recicláveis em uma energia mais limpa, dando a eles uma destinação mais adequada e sustentável. Com isso, substituímos parte do coque de petróleo e reduzimos as emissões de CO2, fazendo a diferença hoje e transformando o amanhã.

Em 2019 investimos R$ 300 milhões na modernização e adaptação das fábricas e, em 2018, obtivemos um resultado onde mais de 500 mil toneladas de CO2 foram deixados de ser emitidos, um valor resultante de um coprocessamento de 808,2 mil toneladas de biomassa, resíduos e pneus. Para os próximos anos, a previsão é investir cerca de R$ 370 milhões e expandir ainda mais o coprocessamento no Brasil.

Atualmente coprocessamos em 14 de nossas fábricas. Um exemplo é a unidade localizada em Salto de Pirapora que em 2018, por meio de um programa inédito na indústria de cimentos no Brasil, utilizou 18 mil toneladas de combustível derivado de resíduo urbano (CDRU), coletados no interior de São Paulo, promovendo uma substituição energética de 5,1%.

Com essa iniciativa, solidificamos o nosso compromisso firmado em 2015, no acordo de Paris, de reduzir as emissões de fases nocivos ao meio ambiente, buscando construir um mundo cada vez mais limpo, renovável e duradouro.

Confira a matéria feita pela TV Sorocaba SBT na íntegra em nosso canal do YouTube.