O Concreto visa um futuro neutro em carbono

03/09/2020, 18h18

A GCCA (Associação Global de Cimento e Concreto), da qual fazemos parte, lançou mundialmente a Ambição Climática de Concreto de Carbono Neutro 2050. Junto com as maiores empresas de cimento e concreto do mundo, participamos dessa divulgação histórica, ou seja, pela primeira vez temos uma declaração de ambição coletiva por um futuro neutro em carbono.

A declaração apresenta o compromisso do setor em reduzir a pegada de CO2 do concreto, o produto mais utilizado pelo homem. O documento traz quais são as principais alavancas necessárias para alcançarmos esse objetivo: redução das emissões relacionadas a energia; redução das emissões dos processos por meio de novas tecnologias e implementação da captura de carbono; utilização mais eficiente do concreto; reutilização e reciclagem de concreto e edifícios; e, por fim, aproveitamento da capacidade do concreto de absorver e armazenar o carbono presente na atmosfera.

Como base para construção da Ambição Climática foram utilizados os compromissos climáticos já firmados e o progresso das ações ambientais das empresas que fazem parte da GCCA e das associações afiliadas a ela ao redor do mundo, estabelecendo uma visão global de longo prazo para a sustentabilidade do concreto.

Segundo Dinah McLeod, a Chefe Executiva da GCCA: “A medida que enfrentamos os desafios para as futuras gerações e começamos a retomada da economia global, o concreto será ainda mais requisitado para a construção do mundo sustentável do amanhã. É por isto que hoje assumimos esse compromisso, para que a nossa indústria – tão vital – se alinhe com as metas globais que incluem o Acordo de Paris.”

“O concreto tem um papel vital para atender as necessidades de comunidades sustentáveis e prósperas. Ele é um componente chave na infraestrutura urbana, em nossas casas, no tratamento e distribuição de água potável e na resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas. Ele também ajudará na transição para energias limpas/verdes. Sabemos que essa jornada será desafiadora, mas estamos totalmente comprometidos em trabalhar juntos com os nossos membros, parceiros e stakeholders para alcançar este objetivo. ”

A indústria de concreto e cimento é parte fundamental do setor da construção e possui um compromisso histórico com as ações climáticas. O nosso setor já corresponde por 13% do PIB Global alcançou uma redução de 19% nas emissões de CO2 por tonelada de material composto por cimentícios, além de registrar um aumento de nove vezes na utilização de combustíveis alternativos desde 1990.

Atualmente, nós, membros do GCCA, estamos trabalhando na construção de Roadmap do Concreto para 2050, que deve ser publicado no segundo semestre de 2021 e que detalha as iniciativas que a indústria irá implementar visando alcançar esta ambição.

Enquanto o mundo lida com o impacto da crise de saúde da pandemia do Covid-19, o setor da construção está desempenhando um papel importante para a retomada da economia. A declaração de Ambição Climática da GCCA evidencia o nosso comprometimento em ajudar a construir um futuro mais sustentável e seguro – e reconhece que o mundo precisa de uma infraestrutura mais limpa e verde.

Veja abaixo as ações necessárias para alcançarmos o concreto neutro em carbono da Ambição Climática 2050:

  • Eliminando nossas emissões vindas do consumo de combustíveise maximizando o coprocessamento de resíduos;
  • Reduzindo as emissões relacionadas ao consumo de eletricidadepelo uso das fontes renováveis;
  • Reduzindo as emissões geradas no processo, por meio de novas tecnologias e captura de carbono;
  • Reduzindo o uso de clínquer no cimento e no concreto, bem como aumentando a eficiência no uso do concreto em edifícios e infraestrutura;
  • Aumentando a reciclagem dosresíduos da construção e demolição;
  • Quantificando e maximizandoa absorção de CO2 do concreto por meio da recarbonação

Nós, da Votorantim Cimentos, seguimos investindo em soluções cada vez mais sustentáveis e acreditamos que estamos no caminho certo para construção de um legado para as gerações presentes e futuras.

Mais informações sobre a Ambição Climática 2050 e sobre o Roadmap do Concreto 2050 podem ser encontradas no site da GCCA clicando aqui.