Nossos produtos recebem certificação ambiental inédita no Brasil

16/05/2023, 10h00

Somos pioneiros no país a oferecer cimentos e concretos com a certificação EPD®

 

Somos pioneiros no Brasil a oferecer cimentos e concretos com a certificação EPD® (Declaração Ambiental de Produtos, da sigla em inglês Environmental Product Declaration). Em 2023, três classes dos nossos cimento e quatro de concreto receberam a certificação do EPD Brasil®, que faz parte do International EPD® System, um programa global para declarações ambientais com base em normas técnicas. Atualmente, o programa está presente em 45 países e conta com mais de 1,5 mil EPDs em seu banco de dados.

Os EPDs® apresentam informações transparentes, verificadas e comparáveis sobre o impacto ambiental no ciclo de vida dos produtos. A certificação é concedida a partir da análise de diversos indicadores de impacto ambiental, desde a etapa de produção (consumo de energia, combustível, água, transporte de matéria-prima), gerenciamento de resíduos até o transporte do produto final, e pode ser dada a qualquer tipo de produto, como alimentos e materiais de construção.

“Esse documento oferece aos nossos clientes informações sobre a pegada ambiental de nossos produtos, possibilitando assim uma decisão de compra informada e orientada a produtos mais sustentáveis. É mais uma garantia de qualidade que oferecemos aos nossos clientes, principalmente às construtoras que buscam certificações de sustentabilidade para seus empreendimentos. Essa é uma ação alinhada à nossa jornada de descarbonização e à ambição de chegarmos a 2050 com uma produção de concreto neutro em carbono”, afirma Fabio Cirilo, nosso gerente de Sustentabilidade e Energia.

Os cimentos que receberam a certificação EPD® são os tipos CPII E 40 Todas as Obras, CP III 40 Todas as Obras e CP V ARI Obras Especiais que são produzidos em nossa fábrica de Santa Helena, localizada em Votorantim, no estado de São Paulo. Já os concretos são os tipos Convencional Fck 30, Convencional Fck 40, Spectra 40 e Spectra 50 que são fabricados em nossas centrais de concreto da Engemix na Grande São Paulo. Nós também já possuímos a certificação EPD para as argamassas Matrix produzidas nas fábricas de Cajamar (SP) e Camaçari (BA). Todas as certificações podem ser conferidas no site environdec.com/library.

Concreto com menor emissão de CO2 – A certificação EPD® comprova os estudos em relação à emissão de CO2 realizados pela Engemix, nossa unidade de negócio de concreto, para o concreto Spectra. O Spectra é um concreto de traço único que pode ser utilizado em toda a estrutura da obra, simplificando o processo de concretagem. Voltado especialmente para empreendimentos imobiliários verticais, o Spectra é um concreto de alta fluidez e resistência, alto módulo de elasticidade e maior durabilidade, que pode substituir um conjunto de traços normalmente utilizados em um empreendimento, trazendo também incremento à vida útil da estrutura de concreto. Quando comparado à emissão de CO2 total de uma estrutura construída com concretos convencionais, o Spectra reduz em até 15,7% a pegada de carbono, tendo impacto inclusive na redução do consumo de concreto e aço na obra. Além disso, proporciona uma redução de 3% a 4% do custo total da estrutura.

Quer entender mais sobre a sustentabilidade na construção civil? Então, escute os episódios do podcast Diálogos VC sobre o tema: