12.11.2020 Institucional

Nossos compromissos para 2030

A nossa estratégia envolve as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Estabelecemos uma nova meta para a redução das emissões de CO2 para os próximos 10 anos e definimos a nossa ambição de atingir o concreto neutro em carbono até 2050.

 

É com muito orgulho que divulgamos hoje os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. As metas têm o objetivo de alinhar toda a nossa operação mundial às demandas atuais e futuras da sociedade, gerando impacto positivo em toda a nossa cadeia e nas comunidades em que atuamos. Os compromissos são divididos em sete pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação, pegada ambiental; economia circular e valor compartilhado.

Como toda atividade humana e industrial, o processo de produção do cimento também traz impactos sobre o planeta. Um dos principais desafios é a redução de emissões de CO2 frente a crescente demanda populacional e de infraestrutura nos próximos anos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050.

A nossa meta é reduzir para 520kg a emissão de CO2 por tonelada de cimento até 2030. Entre 1990 e 2019, já reduzimos 23% da emissão de CO2 por tonelada de cimento, volume que passou de 763 kg para 591 kg. Já no longo prazo, nos comprometemos em desenvolver e implementar tecnologias que permitam entregar para a sociedade um concreto com emissão neutra de carbono até 2050.

As principais alavancas que nos levarão a esse objetivo de redução de emissões de CO2 são: coprocessamento, substituição do combustível fóssil nos fornos de produção do cimento, especialmente por biomassas e resíduos sólidos urbanos; redução do percentual de clínquer no cimento, aplicação de materiais com propriedades hidráulicas, chamados cimentícios, como escória de alto forno, cinzas volantes, pozolanas naturais, argila calcinada, entre outros, para a produção do cimento; eficiência energética e uso de fontes renováveis de energia, atingir 45% de energia elétrica a partir de fontes renováveis; reciclagem de concreto, tornando essa cadeia mais circular e maximizando a absorção de CO2 pelo concreto por meio da recarbonatação; utilização eficiente do concreto na obra; e aplicação em escala de tecnologias de captura e sequestro ou uso de carbono.

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, ficando somente atrás da água. Feito a partir do cimento, ele é um material resiliente, versátil, durável e resistente à ação da água e do vento, garantindo a infraestrutura necessária para o contínuo desenvolvimento do mundo. Uma frente que fortalece a meta de concreto carbono neutro foi o lançamento mundial, em setembro deste ano, da Ambição Climática de Concreto de Carbono Neutro 2050 pela Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA), entidade da qual a somos signatários.

Esse é um marco histórico, pois, juntamente com as maiores empresas de cimento e concreto do mundo, foi estabelecida uma ambição coletiva para um futuro neutro de carbono. Os esforços agora se concentram na produção de roadmaps tecnológicos global e regionais – documentos que detalham as iniciativas e ações práticas para atingir esse objetivo. Outro ponto importante no desenvolvimento de novas tecnologias foi a criação da Innovandi, uma plataforma de pesquisa e inovação que junta a indústria de cimento e concreto, fornecedores de insumos e equipamentos, instituições de pesquisa e academia com o objetivo comum de desenvolver soluções sustentáveis para a cadeia de construção.

“Nossos Compromissos em Sustentabilidade para 2030 estão alinhados com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, conhecidas como ESG (sigla em inglês que avalia as operações das empresas nos três eixos citados) e convergem com nosso comprometimento com a agenda de Mudanças Climáticas. Nossa visão de futuro é baseada no conceito de solidez flexível. Somos sólidos para entregar o que propomos com excelência, ética, segurança e atuação global. Ao mesmo tempo, somos flexíveis para nos adaptarmos às novas necessidades da sociedade, utilizando as tendências e evoluções tecnológicas para aproveitar melhor os recursos, evoluir os processos e impactar positivamente a vida das pessoas”, afirma o nosso diretor Global de Sustentabilidade e Relações Institucionais, Álvaro Lorenz.

Onde estamos e aonde queremos chegar – Para nós, da Votorantim Cimentos, a sustentabilidade é uma jornada que caminha junto com a nossa trajetória de mais de 80 anos. Em 2020, damos mais um passo ao renovar os nossos compromissos em sustentabilidade estabelecidos anteriormente. Para atender as novas necessidades da sociedade, os compromissos também estão integrados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma pauta global com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030.

 

Confira abaixo os nossos compromissos para 2030:

 

  • Ética e integridade – Operamos com integridade e transparência

O caminho para a excelência passa, invariavelmente, pela garantia de altos padrões de conformidade, ética e transparência. Por isso nós não medimos esforços para que essas premissas estejam sempre refletidas na realidade e dia-a-dia da nossa companhia. Esse compromisso inegociável é transversal e base para todos os demais assumidos por nós.

  • Segurança, saúde e bem-estar são valores fundamentais

Meta: Taxa global de acidentes com afastamento inferior a 0,40, incluindo empregados e contratados.

Meta: Atingir zero fatalidades em nossas operações.

Meta: Atingir pelo menos 85% de favorabilidade nas pesquisas de clima em satisfação e bem-estar dos empregados.

  • Inovação – cocriamos soluções sustentáveis

Meta: 30% da receita vinda de soluções sustentáveis. Percentual de receita vinda de produtos e/ou serviços que mitiguem a pegada ambiental ou ofereçam benefícios ambientais na aplicação em comparação com opções tradicionais.

  • Diversidade e Inclusão – Um ambiente diverso e inclusivo

Meta: Atingir pelo menos 25% de mulheres em posições de liderança.

Meta: Alcançar pelo menos 90% de favorabilidade em pesquisa de diversidade e inclusão com empregadas e empregados.

  • Impacto Ambiental – Reduzimos nossa pegada ambiental

Meta: Alcançar 520 kg de emissão líquida de carbono por tonelada de produto cimentício.

Meta: Reduzir emissão de material particulado, SOx e NOx por tonelada de produto para alcançar 30, 490 e 1400 g/ton de clínquer, respectivamente.

Meta: Alcançar 45% de energia elétrica de fontes renováveis.

Meta: Evoluir na implementação dos nossos planos de gestão hídrica e de biodiversidade em áreas sensíveis.

  • Promovemos negócios de Economia Circular

Meta: atingir 53% de substituição térmica, percentual de energia vinda de combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis.

Meta: reduzir o fator clínquer para 68% – proporção entre o total de consumo de clínquer e produção de cimento.

Meta: 70% de concreto reciclado, concreto que retornará às operações da empresa e será recuperado como novo concreto ou agregado.

  • Geramos Valor Compartilhado com nossas comunidades

Meta: 90% das operações com engajamento, impacto e/ou programas de desenvolvimento em comunidades.

Meta: 20% dos empregados engajados em iniciativas de voluntariado.

Meta: 60% de fornecimento local, promoção de compras locais respeitando as especificidades e definições de cada região em que estamos presentes.

 

Nós, da Votorantim Cimentos, reconhecemos que cuidar do meio ambiente e pensar em estratégias verdes são direcionadores importantes para a sobrevivência do nosso negócio no futuro. Sabemos que, juntos, podemos proteger e usar de forma mais racional os nossos recursos naturais e seguimos investindo em soluções cada vez mais sustentáveis, pois acreditamos que estamos no caminho certo para construção de um legado feito para durar para as gerações presentes e futuras.

Últimas Notícias

Mais um ano somos vencedores do Prêmio Anamaco, promovido pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção — que é a maior associação e......
Cementos Artigas investe US$ 40 milhões em nossas operações no Uruguai A empresa formada pela nossa sociedade com a Cementos Molins inicia projeto de unificação......
Registramos EBITDA de R$1,5 bilhão no terceiro trimestre de 2020, crescimento de 94% sobre o mesmo período de 2019 Com sólido resultado operacional e disciplina......