Fomos uma das selecionadas para participar da iniciativa de aceleração da Organização das Nações Unidas (ONU) chamada Inova 2030: Jovens Inovadores em ODS. A iniciativa é realizada pela Rede Brasil do Pacto Global, vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) ,da ONU.
Os 15 projetos escolhidos foram analisados por uma banca avaliadora e selecionados com base em critérios de inovação, gestão da inovação e impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030. O nosso projeto é ligado ao ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Habitações inadequadas são um desafio para o Brasil e melhorias em casas de famílias em situação de vulnerabilidade são uma oportunidade para a sociedade e o setor cimenteiro. A nossa ideia apresentada ao Inova 2030 é desenvolver um negócio social de impacto que gere incentivo de vendas de produtos para construção civil por meio de subsídio social para reforma de casas insalubres. O projeto envolve também capacitação e sensibilização de varejistas locais com causas sociais.
“O projeto será realizado pelos nossos jovens talentos. Esta será mais uma grande oportunidade para nossos jovens desenvolverem novas habilidades e trazerem novas opções de negócio para a companhia, atrelados aos pilares de Inovação e Sustentabilidade, que são dois de nossos grandes focos de atuação”, afirma o nosso diretor Técnico e de Sustentabilidade Global, Alvaro Lorenz.
O programa terá duração de 10 meses e capacitará jovens profissionais de até 35 anos que atuarão nos projetos selecionados em temas relacionados aos ODS, inovação e novas tecnologias. A programação inclui oficinas presenciais, webinars, estudos de caso, e visitas de campo. Os jovens também poderão criar redes de relacionamento com participantes de outros países e ao final apresentarão suas ideias no evento Innovation Summit, que acontece em julho de 2020.
Rede Brasil do Pacto Global
Criada em 2003, a Rede Brasil do Pacto Global desenvolve projetos no país dentro dos seguintes Grupos Temáticos (GTs): Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação e ODS (esta última para engajar as empresas em relação à Agenda 2030). Atualmente, estão em andamento mais de 30 iniciativas nestes GTs, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, assim como agências da ONU e agências governamentais.