Nossa Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo (UHE) ampliou estudos do Plano de Ação de Emergência  

19/01/2024, 08h59

Levantamento mapeou a topografia da região da Baía do Iguape e possíveis impactos na área 

A Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, que opera sob nossa concessão, realizou um estudo de topografia na região da Baía do Iguape, em Maragogipe e Cachoeira (BA). O objetivo do levantamento foi complementar o atual Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina com o mapeamento das características do terreno da região e os possíveis impactos na área em uma eventual situação de emergência na barragem.  

O estudo foi realizado pela empresa CCM Engenharia, com profissionais uniformizados e identificados, que utilizaram equipamentos como drones para levantamento dos dados. O levantamento será divulgado na reunião da Comissão Mista, grupo formado pelas Defesas Civis de Cachoeira, São Félix e Maragogipe, Defesa Civil Estadual da Bahia, líderes comunitários, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Secretarias Municipais, Guardas Municipais e Polícia Rodoviária estadual e federal.   

“No mês de julho de 2023 realizamos o exercício prático simulado com o objetivo de orientar, treinar e capacitar as pessoas e órgãos de segurança dos municípios a agir em uma eventual situação de emergência. Esse estudo adicional reforça as nossas ações preventivas e com a atuação conjunta faremos a diferença no caminho que já percorremos até agora. Reforço que a barragem está segura e mantemos o monitoramento 24 horas por dia durante os sete dias da semana”, afirma Dejair Lima, gerente da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.  

Acesse aqui para conhecer os detalhes da atuação da nossa Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.