Estudantes, professores e funcionários da Creche Eliza Ferreira Mascena, em Cachoeira (BA), participaram de exercício prático sobre como agir em uma eventual emergência
Nossa Usina Hidrelétrica (UHE) de Pedra do Cavalo realizou um exercício prático de simulado de emergência em uma escola de Educação Infantil no Recôncavo Baiano. A iniciativa ocorreu na Creche Eliza Ferreira Mascena, no município de Cachoeira (BA). O treinamento sensibilizou funcionários e alunos, proporcionando experiência prática sobre como devem agir em uma eventual emergência na barragem.
A iniciativa foi similar ao exercício prático de simulado de emergência realizado em julho de 2023 nos municípios de Cachoeira, São Félix e Maragogipe (BA) e é complementar ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem de Pedra do Cavalo, documento que atende à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), previsto na Lei Federal 12.334/2010.
Durante a ação, o público da escola recebeu orientações para caminhar calmamente ao ouvir a sirene de emergência, identificar e seguir as orientações das placas da rota de fuga para chegar até o ponto de encontro mais próximo da escola. Também foi explicado a importância dos pontos de encontro e das rotas de fuga, que são elementos essenciais que asseguram o deslocamento mais rápido das pessoas até um local seguro. O treinamento foi ministrado pela equipe da Usina Hidrelétrica e teve a participação de membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Cachoeira.
Segundo a gestora responsável pela Creche Eliza Ferreira Mascena, Denise Alves Conceição, as ações desenvolvidas pela equipe da UHE Pedra do Cavalo, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do município, são importantes para a conscientização e aprendizado das crianças. “Nós acreditamos que a iniciativa contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos alunos por proporcionar a nossas crianças a oportunidade de aprenderem na prática como devem agir em uma situação de evacuação de emergência. Além disso, fomos orientados de forma dinâmica sobre temas como abastecimento de água, geração de energia elétrica e controle de cheias, o que reforça a importância da barragem para a região”, disse Denise.
“Fortalecemos o nosso princípio de segurança ao levar essas atividades para a rede pública de ensino. Dentro do nosso jeito de ser ético e humano, trabalhamos de forma preventiva ensinando a população sobre a maneira correta de agir em uma eventual emergência. Dessa forma, reforçamos a nossa a cultura de segurança de barragem, cada vez mais presente nas comunidades em que atuamos”, afirma Dejair Silva de Lima, nosso gerente da UHE Pedra do Cavalo.