Nossa Usina de Pedra do Cavalo realiza testes sonoros em sirenes a partir de quarta-feira, dia 21 de fevereiro

21/02/2024, 16h12

Durante os testes, as sirenes serão acionadas a qualquer momento em horário comercial. Não há necessidade de as pessoas saírem de suas casas ou pararem o que estiverem fazendo 

A partir desta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a nossa Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo inicia a manutenção periódica das sirenes localizadas nos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Felix, na região do Recôncavo Baiano. A ação visa verificar o funcionamento dos equipamentos e prevê testes sonoros em todas as 25 sirenes instaladas nos três municípios.  

Durante os testes as sirenes podem tocar a qualquer momento em horário comercial, de segunda a sexta entre 8:00 e 17:00, enquanto as equipes da empresa Televale estiverem manuseando os equipamentos. Ao serem acionadas, as sirenes emitirão a mensagem: “Atenção, este é um teste da sirene de alarme”, e em seguida tocam o som de alarme. Não há necessidade de as pessoas saírem de suas casas ou pararem o que estiverem fazendo. A previsão é que os testes sejam finalizados em meados de março de 2024. 

A manutenção programada das sirenes faz parte das atividades de prevenção do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Pedra do Cavalo, que opera sob nossa concessão. É importante destacar que a barragem está segura e a Usina mantém todas as suas atividades e controles dentro da normalidade.  

“A manutenção das sirenes é uma ação periódica e programada dentro das nossas ações preventivas em segurança de barragem. Os testes são necessários para verificarmos e corrigir qualquer falha de funcionamento dos equipamentos. Portanto, faço um alerta para que a população não acredite em notícias falsas. A barragem está segura e estamos trabalhando com as atividades dentro da nossa rotina”, disse Dejair Lima, gerente de Operações da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo. 

Em caso de qualquer dúvida ou ocorrência, os moradores da região podem entrar em contato com a Usina de Pedra do Cavalo pelo e-mail contatopcv@vcimentos.com.