Nossa Usina de Pedra do Cavalo leva cultura de segurança de barragem para as escolas do Recôncavo Baiano

16/08/2024, 14h00

Cerca de 250 estudantes e profissionais da educação já foram treinados nas cidades de Cachoeira, Maragogipe e São Félix (BA) em 2024 

A nossa Usina Hidrelétrica (UHE) de Pedra do Cavalo segue realizando orientações e capacitações na região do Recôncavo Baiano sobre como agir em uma eventual situação de emergência por meio de treinamentos em escolas. A ação já sensibilizou este ano cerca de 250 pessoas da rede escolar nas cidades de Cachoeira, São Félix e Maragogipe (BA).  

A inciativa visa manter uma gestão ativa para tratar o tema de segurança de barragens com os moradores da região. Os encontros tratam os temas presentes no Plano de Ação de Emergência (PAE) da UHE Pedra do Cavalo, documento que atende à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), previsto na Lei Federal 12.334/2010.  

“O ponto fundamental desses treinamentos é levar a informação à população e aproximar empresa, Defesa Civil e população. Ao irmos às escolas, estamos conversando com jovens com capacidade multiplicadora muito alta, capaz de levar a mensagem aos pais, às famílias, e aos colegas por meio das redes sociais”, diz Carlos Francisco Costa, coordenador da Defesa Civil de Maragogipe, que tem acompanhado as atividades no município. 

Durante as interações, além de conhecer a importância e a operação da UHE Pedra do Cavalo, os estudantes e profissionais da área da educação aprendem a identificar as mensagens divulgadas pelos sistemas de alerta, como cenário de testes, simulados ou emergência real, e como proceder em cada um deles, reforçando atenção às rotas de fugas e aos pontos de encontro, ambos já sinalizados com placas e mapeados pelo PAE. 

“A iniciativa da UHE Pedra do Cavalo é essencial, pois todos podem se preparar para agir da melhor forma possível para proteção própria e do próximo, proporcionando conhecimentos e integrando escola e família”, diz Aline dos Santos, coordenadora pedagógica da escola Silvio Vieira de Melo, em Maragogipe. 

A expectativa é realizar até o final do ano o treinamento em escolas na região do Recôncavo Baiano que ainda não receberam a capacitação. “Estamos indo às escolas para reforçar os treinamentos iniciados a partir do exercício prático do simulado de emergência que realizamos em julho do ano passado. Dentro do nosso jeito de fazer juntos com excelência, acreditamos que compartilhar o tema de prevenção nas escolas é fundamental para vivenciarmos uma cultura de segurança cada vez mais sólida junto às comunidades que estamos presentes”, afirma Dejair Silva de Lima, nosso gerente da UHE Pedra do Cavalo.