Nossa seleção para os trainees 2020 teve dinâmica com catadores de materiais recicláveis

No lugar das tradicionais dinâmicas de grupo em salas de hotéis confortáveis e climatizadas, decidimos inovar e realizamos uma dinâmica presencial com impacto social no processo de seleção do Programa de Trainee 2020. Em grupos, os candidatos trabalharam com a coleta de materiais recicláveis, vivenciando a realidade dos catadores na cidade de São Paulo.

A dinâmica aconteceu em parceria com o Pimp my Carroça, movimento que trabalha para dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis, promover a autoestima desses profissionais e sensibilizar a sociedade para a causa. O nosso Programa de Trainee 2020 recebeu mais de 20 mil inscrições. Desse total, 80 foram selecionados para participar da etapa da dinâmica presencial, que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro, em São Paulo. Os participantes vieram de 14 Estados do Brasil.

Os catadores foram os mestres do dia, orientando os candidatos a trainee sobre os tipos de materiais para serem coletados e a melhor estratégia de trabalho. Também tiveram suas carroças reformadas e personalizadas pela Pimp my Carroça. A dinâmica nas ruas teve duração de 1 hora e acabou em um centro de triagem, com a venda dos materiais recicláveis. Ao todo, foram coletados quase 1 tonelada de materiais recicláveis e o valor arrecadado com a venda foi destinado aos catadores.

O tema da reciclagem é ligado à Economia Circular, já incorporada à nossa cultura, uma vez que o catador fortalece a cadeira de destinação correta de resíduos. Hoje usamos resíduos que não são utilizados nos processos de reciclagem como combustível nos fornos de produção de cimento, o que é chamado de coprocessamento. No dia seguinte à dinâmica com os catadores, os candidatos montaram um plano para a nossa nova unidade de negócios de gestão de resíduos, a Verdera.

“Este é o segundo ano em que realizamos uma dinâmica presencial na qual inserimos o candidato em nosso universo de atuação, proporcionando uma experiência de empatia com a marca. Do ponto de vista técnico, é uma maneira mais profunda de avaliarmos quem são os candidatos. Por outro lado, o resultado é transformador para todos porque valorizamos o trabalho e a história de profissionais que, infelizmente, ainda parecem ser invisíveis nas ruas das nossas cidades”, afirma nossa gerente de Atração, Treinamento e Desenvolvimento, Thatiana Soto.

Na nossa seleção do Programa de Trainee 2019, a etapa presencial foi realizada em parceria com o projeto social Moradigna e levou os candidatos para atuar na reforma de casas populares em uma comunidade da periferia da cidade de São Paulo, utilizando os nossos produtos.

Para a avaliação deste ano, 32 dos nossos gestores participaram da dinâmica. Ao final do processo de dois dias, foram escolhidos os 27 candidatos que vão para a última etapa da seleção, que acontecerá no final deste mês. O nosso Programa de Trainee tem 15 vagas, com início previsto para janeiro de 2020.

“Nossa experiência mostrou, tanto para os candidatos quando para os líderes da empresa, o papel relevante que os catadores possuem na sociedade. Com essa nova percepção, estimulamos a consciência social e humana do nosso público interno e externo. Os candidatos, mesmo os que não passaram para a próxima etapa, terminaram essa fase do programa sensibilizados pela realidade dos catadores e os nossos gestores levam esse olhar de oportunidade e inclusão para todos os nossos processos seletivos”, diz o nosso consultor de Captação, Desenvolvimento e Diversidade, Aldo Frachia.

Processo de seleção às cegas – Além da nova dinâmica presencial, este é o segundo ano em que realizamos para o Programa de Trainee o modelo de recrutamento de “seleção às cegas”. Nesse formato, a lista de pré-requisitos se resumia a apenas dois itens: candidatos formados no ensino superior entre dezembro de 2016 e dezembro de 2019 – de qualquer faculdade e qualquer curso – e nível intermediário de inglês. O objetivo é obter maior diversidade de pessoas, tanto na formação quanto nas experiências individuais, independentemente de gênero, raça, formação, origem ou região do país.