Nossa primeira fábrica comemora 85 anos

Unidade Santa Helena, localizada em Votorantim (SP), tem importância histórica e econômica para a região e vem ampliando a participação de mulheres na operação

 

A nossa primeira fábrica celebra neste mês de junho 85 anos de operação. A Unidade Santa Helena, na cidade de Votorantim, região de Sorocaba, foi inaugurada em 1936 após três anos de construção e começou a operar com capacidade de produção de 250 toneladas de cimento por dia.

A inauguração da fábrica permitiu a participação da empresa na remodelação de uma grande obra na capital paulista: o Viaduto do Chá, um marco do Centro de São Paulo. Atualmente a capacidade de produção de Santa Helena é de 2 milhões de toneladas de cimento por ano, com atuação principalmente no segmento técnico, fornecendo um cimento de alta performance para grandes construtoras, concreteiras, fábricas de argamassa e outros produtos que têm o cimento como base.

“A unidade Santa Helena é a única fábrica da Votorantim Cimentos que atua nesse segmento, oferecendo ao mercado um produto de alta qualidade. Desde a década de 30, quando foi instalada, Santa Helena tornou-se referência na região, contribuindo com o desenvolvimento da cidade, além da geração de emprego e arrecadação tributária”, afirma o nosso gerente da fábrica de Santa Helena, Dimalton Magalhães Filho.

Atualmente contamos com 300 empregados diretos e indiretos na fábrica e nos últimos anos temos ampliando a participação de mulheres na operação, presentes em todas as etapas da produção, desde a mineração até a produção, laboratórios técnicos e meio ambiente. Nilza Maria Santos de Abreu Teixeira está no curso técnico em produção e começou a trabalhar na unidade em 2020 pelo programa de estágio técnico. Ela passou por um treinamento intenso, desde a base técnica e teórica até atividades em campo e atualmente está sendo treinada para atuar como operadora do painel de controle da planta.

“Esta atividade é uma das mais críticas na operação da fábrica, é no painel que temos a visão de toda a operação da fábrica, dos moinhos até o forno. É uma atividade de grande relevância e enxergamos na Nilza a aptidão necessária para atuar nessa função, em que muitas vezes é difícil encontrar profissionais capacitados”, afirma Dimalton.

“Me sinto honrada em estar nessa posição de muita responsabilidade ainda mais numa unidade tão importante para história da empresa. Tenho orgulho em abrir as portas para outras mulheres não só nessa posição, mas nas operações de forma geral”, comenta.

A unidade conta também com empregadas que atuam na área de meio ambiente, no laboratório de análise de qualidade e na área de engenharia, como Nicole Benato Justen, que atualmente é engenheira de processos na Unidade Santa Helena, depois de ser a primeira mulher a trabalhar na operação da nossa unidade na Bolívia. Nicole é a segunda geração da família Justen a trabalhar conosco, na Votorantim Cimentos. Seu pai, Dario Justen, trabalha há mais de 20 anos na nossa companhia, atualmente na unidade de negócios Verdera, em Curitiba, Paraná.

Para Nicole, a decisão de encarar o desafio de ser engenheira de processos da nossa primeira fábrica foi um marco em sua carreira. “Assumir este posto é importante para mim, pois posso influenciar outras mulheres a atuarem em uma operação tão masculinizada. Ao mesmo tempo, ser a segunda geração a trabalhar na Votorantim Cimentos é ter a satisfação de colocar em prática tudo o que meu pai me ensinou”.

 

Legado positivo para a comunidade – Desde a década de 30, quando foi inaugurada, a fábrica de Santa Helena é uma referência na região, assim como para a nossa história, contribuindo com o desenvolvimento da cidade, além da geração de emprego e arrecadação tributária. Além disso, a atuação social em Votorantim tem foco na valorização da história e cultura, com projetos próprios e apoio a iniciativas nas áreas de cultura, educação, cidadania e memória local. Nos últimos 9 anos, investimos R$ 4 milhões em 12 iniciativas de Transformação Social que beneficiaram cerca de 2 mil pessoas.  Alguns exemplos de projetos desenvolvidos na cidade são Parceria pela Valorização da Educação (PE), Evoluir, Lab Cidadania, Parque da Autonomia, Toda Escola tem uma história para contar, Em Cena Brasil e Cine Solar.