Nossa participação no evento ‘Inovações em concreto para pavimentação’ da Poli-USP

09/10/2023, 12h04

Apresentamos os estudos realizados em cooperação com a Escola Politécnica da USP e entrevistamos o professor Lev Khazanovich, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Pittsburgh (EUA) 

No mês de agosto, integramos um importante seminário sobre as Inovações em concreto para pavimentação, sediado na Universidade de São Paulo – USP. Na ocasião, apresentamos os estudos desenvolvidos em parceria com a Escola Politécnica da USP, na qual obtivemos resultados pioneiros sobre a aplicação do concreto autoadensável na camada de revestimento do pavimento de concreto e a utilização de brita graduada tratada com cimento de alto desempenho (BGTCAD) em pavimento semirrígido. 

Após um dia repleto de palestras ministradas por especialistas, entrevistamos o professor Lev Khazanovich, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Pittsburgh (EUA). Khazanovich falou sobre a sua atuação na área de pavimentos, na qual está inserido há 25 anos e obteve premiações do Conselho de Pesquisa de Transporte e da Sociedade Internacional de Pavimentos de Concreto. 

Khazanovich já integrou a Equipe de Liderança de Pavimentos Rígidos, que elaborou o  Guia Mecanístico-Empírico de Design de Pavimento da Associação Americana de Oficiais de Rodovias Estaduais e de Transporte (em inglês, American Association of State Highway and Transportation Officials, Aashto), sendo responsável pela modelagem estrutural de pavimentos rígidos e revestimentos, desenvolvimento de redes neurais para prever respostas estruturais críticas, e procedimentos de caracterização do subleito e desenvolvimento de predição de falhas. 

Confira, na entrevista a seguir, os insights trazidos por Khazanovich. 

 

Quais os benefícios do uso de concreto na pavimentação de estradas em comparação com o asfalto? 

Pavimentos de concreto podem ser projetados e construídos para acomodar diferentes pressões de pneus, pesos e volumes de tráfego por longos períodos de tempo. Embora o investimento inicial na construção de pavimentos de concreto possa ser maior do que o de asfalto, esse custo é mais do que compensado pelos gastos significativamente mais baixos com manutenção futura e reabilitação, e menos atraso para os usuários. Ao contrário dos pavimentos asfálticos, o concreto não desenvolve sulcos em climas quentes ou em condições de tráfego lento ou em curvas. 

 

Quando avaliamos o ciclo de vida e a manutenção do pavimento de concreto, quais são as principais vantagens?

Pavimentos de concreto bem projetados e construídos adequadamente oferecem um serviço duradouro com baixa necessidade de manutenção, reduzindo assim a necessidade de fechamento de faixas. Quando projetados e construídos corretamente, os pavimentos de concreto normalmente requerem mínima manutenção.  

 

Quais são os atuais desafios relacionados ao uso de pavimentos de concreto? 

O uso de procedimentos desatualizados em projetos de pavimentos de concreto não apenas aumenta seus custos iniciais, mas também dificulta sua capacidade de competir efetivamente com pavimentos de asfalto, ao mesmo tempo em que não oferece vantagens de desempenho a longo prazo. Além disso, uma abordagem desatualizada contribui para uma pegada de carbono elevada, associada a pavimentos de concreto. Preocupações semelhantes se estendem às especificações de construção, incluindo requisitos mínimos de teor de cimento.  

Pavimentos de concreto são menos tolerantes à qualidade de trabalhos inferiores em comparação com pavimentos de asfalto. Assim, garantir um treinamento abrangente para equipes de construção e inspetores é fundamental para manter a qualidade. 

 

Nos últimos anos, quais foram os principais avanços tecnológicos em pavimentos de concreto?

Inúmeras inovações têm moldado a indústria de pavimentos de concreto ao longo das últimas décadas. Em especial, a ampla adoção do Guia Mecanístico-Empírico de Design revolucionou as práticas de projeto, levando a soluções mais econômicas e sustentáveis em comparação com métodos empíricos desatualizados. O aproveitamento de sistemas de lajes curtas, especialmente em conjunto com o uso de concreto reforçado com fibras, permite a criação de pavimentos de concreto com custos iniciais comparáveis aos dos pavimentos asfálticos. 

A introdução de técnicas de pavimentação de duas camadas oferece flexibilidade para a projeção de sistemas de pavimento com teor de cimento reduzido e/ou a integração de agregados reciclados na camada inferior. Essa abordagem garante alta durabilidade, excelente atrito e ruído mínimo na camada superficial, reduzindo efetivamente a pegada de carbono dos pavimentos de concreto e aprimorando o desempenho geral. Tudo isso a um custo inicial semelhante. 

Além disso, os avanços na tecnologia de retificação diamantada possibilitaram a criação de novos tipos de superfícies com baixos níveis de ruído e características excepcionais de atrito, contribuindo ainda mais para a evolução das soluções de pavimentos de concreto. 

 

Qual a sua opinião sobre o futuro do pavimento de concreto? 

Pavimentos de concreto do futuro estarão preparados para atingir uma pegada de carbono significativamente menor em comparação com os projetos atuais. Esses pavimentos inovadores irão incorporar uma proporção significativa de materiais reciclados e subprodutos industriais na forma de agregados e aglutinantes, promovendo a sustentabilidade. Além disso, eles serão equipados com uma variedade de sensores, facilitando a comunicação com veículos e coletando dados abrangentes sobre a saúde e o desempenho do pavimento. 

Acreditamos que apoiar a pesquisa acadêmica é fundamental para o desenvolvimento do segmento no país. Esse é um projeto que nos orgulha e fortalece o nosso Jeito de Ir Além, com coragem para transformar, e o nosso princípio aprender e evoluir.  

 

Quer saber mais sobre o futuro do pavimento de concreto? Escute já o episódio do nosso podcast Diálogos VC sobre o assunto: