Nossa jornada rumo ao concreto carbono neutro em 2050

30/11/2021, 11h11

Nós, da Votorantim Cimentos, como líderes da indústria de cimento no Brasil e com presença em outros dez países, em cinco continentes, estamos realizando diversas iniciativas para alinhar nossas metas de redução de emissões de CO2 à ambição assumida no Acordo de Paris, de manter o aquecimento do planeta abaixo de 1,5°C, comparado aos níveis pré-industriais.

Somos, com muito orgulho, a única empresa brasileira a fazer parte do Roadmap Concreto Carbono Neutro 2050, iniciativa lançada pela GCCA (Associação Global de Cimento e Concreto), da qual somos um dos membros fundadores, durante a COP26, realizada em Glasgow, na Escócia. O documento completo está disponível, em inglês, em: https://gccassociation.org/concretefuture/

O Roadmap faz parte de um esforço das maiores indústrias globais de cimento e concreto para acelerar a transição para um concreto verde, por meio da redução de mais de 30% das emissões de CO2 até 2030, rumo a um concreto carbono neutro em 2050. O caminho até esse objetivo inclui a implementação de ações como diminuição da quantidade de clínquer utilizado no cimento, redução do uso de combustíveis fósseis na produção, aceleração da inovação em produtos e investimentos na eficiência de processos e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, incluindo a captura de carbono.

O concreto e o cimento moldaram a evolução da nossa sociedade. Fazem parte do nosso cotidiano e são vitais para promover o desenvolvimento humano e atender à crescente demanda por moradia, saneamento, qualidade de vida e infraestrutura em todo o mundo. Sabemos que a nossa jornada é arrojada e desafiadora, mas estamos focados em nosso objetivo e seguiremos trabalhando juntos com as demais empresas, parceiros e stakeholders para a construção de um planeta melhor para as atuais e futuras gerações.