Premiação foi realizada pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) e a iniciativa reconhecida é apoiada pela nossa Usina de Pedra do Cavalo
O município de Cachoeira (BA) conquistou o destaque nacional na 3ª edição do Prêmio PVE - “Inovar hoje para transformar o amanhã”, desenvolvido pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa implementada na rede pública municipal de ensino pelo Instituto Votorantim, com o apoio da nossa Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo. O município foi premiado na categoria Gestão Escolar em reconhecimento às práticas de promoção de acesso, inclusão e permanência de estudantes com deficiência nas escolas municipais Dr. Antônio Lisboa e Escola Rural de Belém.
O diretor da Escola Rural de Belém, Ângelo Lopes Marques, conta que, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do PVE, o projeto visava transformar a realidade da educação em Cachoeira, garantindo a inclusão e permanência dos alunos na sala de aula, sem deixar ninguém para trás. Com isso, a direção escolar iniciou um processo de busca ativa com a abertura de canais de diálogo com alunos, familiares, funcionários das escolas e comunidade e o uso de ferramentas de tecnologia com grupos e reuniões virtuais para que todos pudessem conversar e planejar cuidados, brincadeiras, interações e conhecimentos com esses estudantes com deficiência dentro dos espaços regulares.
Sobre a premiação e o reconhecimento do PVE, o diretor enfatiza o estímulo proporcionado pela iniciativa. “Este reconhecimento nos incentiva a prosseguir, pois há crianças em nosso município, no estado, no país e no mundo que precisam de uma escola inclusiva, participativa e democrática. Estamos determinados a seguir esse caminho”, afirma Ângelo.
Para o secretário municipal de Educação de Cachoeira, Carlos Roberto Gomes Franco, o prêmio representa um marco para a educação local e é resultado de intenso planejamento, trabalho coletivo e práticas pedagógicas coordenadas. “Este é um prêmio importante para o município de Cachoeira. Temos procurado enfrentar os problemas da educação com a criatividade e o empenho dos nossos gestores. O professor Ângelo, gestor da Escola Municipal Rural de Belém, teve uma iniciativa de inclusão que aumentou a frequência dos alunos com o apoio e a participação dos pais, reduzindo a zero a evasão escolar. Essa iniciativa de sucesso serve como referência para as demais 33 escolas da nossa rede”, diz o secretário.
PVE no Recôncavo Baiano
O PVE tem como missão fortalecer a educação por meio do apoio à gestão pública educacional e do estímulo à participação familiar na jornada escolar de crianças e adolescentes. Dirigido a secretários(as) de Educação, gestores(as) de escolas e mobilizadores(as) sociais, o programa atua em três frentes principais: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Além do município de Cachoeira, o PVE também é desenvolvido nas cidades de São Félix, Maragogipe e Governador Mangabeira. Em atividade há oito anos na região, atualmente o programa contempla mais de 97 escolas públicas do Recôncavo Baiano, impactando diretamente a vida de aproximadamente 12 mil alunos e famílias.
Para Dejair Lima, nosso gerente da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, o programa tornou-se uma importante ferramenta para a educação pública no Recôncavo Baiano. “A educação desempenha um papel fundamental no progresso das comunidades. Para nós é muito satisfatório observar os frutos colhidos ao longo dos anos e reafirmar o comprometimento da empresa em manter essa parceria, que melhora a qualidade da educação pública e contribui para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Dejair