Mensagem do nosso CEO Global

03/06/2020, 15h09

Nos últimos dias, temos sido impactados com diferentes crimes de natureza racista, que vêm acontecendo no Brasil, EUA e outras partes do mundo. Infelizmente, esses acontecimentos não representam um momento pontual da nossa história – pois há séculos essa é a realidade das populações negras. A diferença é que agora tudo é filmado e transmitido em tempo real.

Temos nos comovido com diversas histórias e precisamos entender o que podemos fazer de diferente e qual a nossa responsabilidade nesse contexto. Por isso, quero fazer um convite: que a gente não se acostume com essa realidade! Que nos posicionemos.

Não ser racista não é suficiente, precisamos ser antirracistas! Você não precisa ser uma pessoa negra para lutar contra o racismo.

Nós, da Votorantim Cimentos, reforçamos que não admitimos discriminação ou preconceito de nenhuma natureza, sejam eles de raça, religião, faixa etária, sexo biológico, convicção política, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, condição física ou quaisquer outros. Temos respeito às pessoas como valor incondicional e condenamos qualquer postura que não esteja condizente com o nosso Código de Conduta.

Lembre-se de que você não está sozinho. Em caso de qualquer falta de respeito no ambiente de trabalho, você sempre pode recorrer à nossa Linha Ética. Os relatos de violações – sejam casos suspeitos ou efetivos – ao Código de Conduta devem ser feitos, pelos públicos interno e externo, sem o receio de retaliações, a um membro da nossa liderança, aos Agentes de Ética Empresarial, profissionais treinados para conduzir as tratativas dos casos recebidos, ao Ouvidor ou à Linha Ética. Esse último recurso está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, por telefone ou web e em todos os países em que operamos – com a possibilidade de total anonimato.

Contamos com você para transformar a VC e a nossa sociedade em um lugar mais respeitoso, humano e inclusivo.

 

Marcelo Castelli

CEO Global – Votorantim Cimentos