Indústria é reconhecida por atuar com boas práticas de meio ambiente

18/05/2016, 15h22

Governo de Mato Grosso concede Selo Verde à Votorantim Cimentos Fábrica de Nobres obtém certificação após inspeção da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

 

Empresas que têm o cuidado com o meio ambiente inserido nas crenças e valores do negócio e sustentam seu comprometimento com medidas práticas e sólidas, recebem o reconhecimento de órgãos oficiais e conquistam a comprovação de que as ações que desenvolvem contribuem, de forma consistente, para a preservação dos recursos naturais, da fauna e da flora. Além da credibilidade, essas empresas se tornam exemplo para que seus colaboradores e a comunidade também se engajem para melhorar o ambiente em que trabalham e vivem. Realidade da Votorantim Cimentos de Nobres (MT), que acaba de obter o Selo Verde concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

Para ser certificada, a empresa participou de inspeção realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que avaliou se o sistema de gestão ambiental implementado pela fábrica é executado de acordo com a Lei Estadual nº 8.397, de 20 de dezembro de 2005, que institui o Selo Verde. Na vistoria, realizada em maio de 2016, foi verificada a licença ambiental da fábrica, avaliados os processos de produção e operação, sistemas de controle ambiental, o consumo de água e de energia elétrica, o controle de vetores e pragas, além da gestão de materiais, resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, entre outros quesitos.

Com esta certificação, a fábrica pode utilizar o Selo Verde nas embalagem de seus produtos e em campanhas. O assessor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos de Nobres, André Coutinho de O. Castro, disse que o bom resultado alcançado pela fábrica para obter o Selo Verde injeta ainda mais ânimo e confiança na empresa, impulsionando a busca por outras importantes certificações. “Além da preocupação em atuar com boas práticas sustentáveis, procuramos sempre viabilizar soluções inovadoras. Com o trabalho que temos feito ao longo dos anos, chegamos a um ponto de amadurecimento que nos permite buscar e superar novos desafios. Por isso, vamos concentrar esforços para obter a ISO 14001, que é uma certificação concedida às empresas que possuem sistemas de gestão ambiental adequadas à norma internacional”, ressaltou.

A entrega do Selo foi feita no dia 6 de junho, em uma solenidade promovida no auditório Cloves Vettorato, da Casa Civil de Cuiabá. O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Nobres, Orlando Araujo Silva, diz que com a conquista do Selo a empresa assume uma responsabilidade ainda maior perante o mercado e a sociedade. “Estávamos confiantes que obteríamos o selo porque o nosso trabalho tem sido feito sempre embasado no sistema de gestão ambiental e nos valores que a Votorantim Cimentos perpetua para que todas as suas unidades atuem com práticas sustentáveis. A conquista, portanto, é de todos, e isso é uma satisfação para nós que estamos empenhados no compromisso de fazer parte das constantes evoluções da empresa”, conclui.