Indústria cimenteira continua trajetória de desenvolvimento em Mato Grosso

25/04/2016, 15h20

Votorantim Cimentos completa três anos de operações na capital mato-grossense, destacando-se como uma das mais modernas e sustentáveis empresas do segmento no País

 

 

A Votorantim Cimentos completa em Cuiabá mais um ano de atuação em abril, mês em que também se comemora o aniversário da capital. Instalada em Cuiabá em 2013, com o início da operação nesta unidade, a Votorantim Cimentos dobrou a produção no Estado, passando de 1,2 milhão de toneladas (produzidas na fábrica da empresa, localizada em Nobres) para 2,5 milhões, da marca Itaú. A planta, localizada no Distrito de Aguaçu, recebeu investimento de R$ 400 milhões e gera, atualmente, cerca de 600 empregos diretos e indiretos.

Além de gerar emprego e renda para a região, a unidade funciona segundo os pilares de sustentabilidade da Votorantim Cimentos, demonstrando comprometimento com o bem-estar da comunidade local e com a preservação do meio ambiente. A fábrica utiliza o coprocessamento de rejeitos industriais e resíduos sólidos para substituir parte dos combustíveis fósseis na produção de cimento. Por mês, são coprocessados aproximadamente 20 mil toneladas, um volume com potencial para crescer a partir de novas parcerias com os setores público e privado.

O coprocessamento na Votorantim Cimentos de Cuiabá conta com licenciamento ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Ao investir na substituição de combustíveis fósseis com o uso de resíduos no forno de clínquer, matéria-prima na produção de cimento, a empresa ajuda a reduzir o passivo ambiental no município, diminuindo a quantidade de resíduos no aterro sanitário. A medida ainda evita a emissão de gases, como o metano, que são prejudiciais à saúde humana e aumentam o efeito estufa.

Iniciativas sociais – Outras iniciativas executadas pela Votorantim Cimentos em Cuiabá que beneficiam a comunidade local são os projetos que a empresa desenvolve e apoia para estimular melhorias na educação e na saúde pública, além do incentivo às cadeias produtivas. Em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, a empresaaprimorou o sistema de saúde com a entrega de dois postos de saúde e reformou praçaspara o lazer nos distritos de Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, beneficiando, aproximadamente, 15 mil moradores. Durante o período de construção, foram oferecidos cursos de capacitação profissional, com o apoio do Senai, para moradores de Cuiabá, Nossa Senhora da Guia, Aguaçu e Várzea Grande.

Outra ação social realizada pela fábrica da Votorantim Cimentos de Cuiabá é o Programa VIA, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das estruturas de gestão, por meio do apoio a projetos de melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, contribuindo para o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde seu início, em 2006, o VIA já atendeu 81 projetos, de 67 municípios, beneficiando mais de 22 mil crianças e adolescentes.

A fábrica da Votorantim Cimentos, em Cuiabá, também apoia, por meio do Programa ReDes, projetos de fomento à cadeia produtiva local. Promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ReDes tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações. Na região de Cuiabá, são apoiados pelo ReDes os projetos: Conexão Peixe, da Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá); Rede Leiteira da Baixada Cuiabana, da Cooperativa Agropecuária Várzea-grandense (Coopergrande); e Coleta Seletiva, da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag).