A maior competição internacional de gestão e estratégia baseada em simuladores está presente em mais de 30 países desde 1980
Há três anos estimulamos nossos estagiários a participarem do GMC e, nesta edição, estamos representados na final por duas equipes exclusivamente formadas por mulheres.
De acordo com Aldo Rodríguez Frachia, da área de Captação, Treinamento e Desenvolvimento, o objetivo é agregar ainda mais experiências práticas aos nossos processos de estágio: “Por meio do GMC conseguimos estimular os jovens a buscar conhecimentos das diferentes áreas de gestão e colocar a teoria na prática. Com isso, os estagiários vivenciam a tomada de decisões exigidas no jogo, enquanto desenvolvem habilidades e competências aplicáveis tanto dentro quanto fora da empresa”, explicou Frachia.
A competição simula desafios para administrar as áreas de produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa virtual, utilizando um software simulador de gestão. As equipes de três ou quatro pessoas recebem dados antigos de cinco trimestres da empresa virtual, com um panorama situacional da empresa perante o mercado.
As integrantes da equipe vice-campeã nacional de 2016 são Bruna Dias dos Santos, Maria Luiza Pereira Zaghi e Jessica de Lima Moreira. Para Maria Luiza, estagiária da área de Gestão, o jogo estimula um olhar amplo para as diversas áreas do negócio e forma uma boa capacidade gerencial: “Hoje consigo me enxergar como gerente de fábrica ou de produção, funções historicamente masculinas. O GMC me proporcionou essa segurança e as competências necessárias para ocupar cargos de liderança”, disse Maria Luiza.
A metodologia da vivência prática contida nos Jogos de Negócios (Business Games) promove integração entre os participantes e contribui para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e tomada de decisão. Segundo Jéssica, estagiária do Controle de Qualidade, o GMC ensinou especialmente a importância da união. “Fiz grandes amigas fora da fábrica e além disso, a empresa nos deu muito incentivo e reconhecimento”.
Cerca de 500 participantes, entre alunos universitários e executivos de empresas, já estão participando das rodadas de classificação da edição 2017. A final nacional será em fevereiro de 2018, em São Paulo, e a final internacional, acontecerá em Dubai (EAU), no mês de abril de 2018. A edição 2017 teve adesão de grandes universidades e empresas patrocinadoras e apoiadoras como Votorantim Cimentos, Nors e Tecban, Aiesec, Brasil Junior, Fejesp, Núcleo Unesp, Inova GS e Lector, assim como as Universidades Parceiras Poli-USP, UnB, Anhembi-Morumbi, Each-USP, Fainor, FEA (RP)-USP, Ibmec-Metrocamp, Strong-ESAGS-FGV, Udesc, UFSM e Unimontes.