Encontro da Atuação Social Votorantim 2018

24/08/2018, 15h53

Para compartilhar e promover reflexões sobre o planejamento social das investidas da Votorantim, além de ampliar o diálogo sobre as tendências a longo prazo no âmbito do investimento social privado, foi realizado no mês de agosto o “Encontro da Atuação Social da Votorantim” que reuniu lideranças das empresas investidas e convidados.

Durante o Encontro, as conversas e debates proporcionaram a troca de impressões e novos insights, sendo o curso “Empresa + Comunidade” o destaque do primeiro dia, 31 de julho. Os dias seguintes foram marcados pelo compartilhamento de cases, pelas dinâmicas que proporcionaram a reflexão de situações hipotéticas sobre as possibilidades e desafios nas localidades que a Votorantim atua e pela realização de painéis sobre as “Conexões Sociais”  e “Diálogos Improváveis”, momento em que as lideranças das empresas investidas puderam conversar sobre temas diversos com empreendedores e comunidade.

Lívia Tatiana dos Reis, estudante de Três Marias (MG) e vencedora do Desafio Criativos da Escola, roubou a cena e emocionou o público ao compartilhar sua experiência. “Saber que diversas pessoas não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever nos motivou a ensiná-los e, com o apoio do PVE (Parceria Votorantim pela Educação), tivemos o poder de transformar a comunidade”, disse.

Os dois últimos dias do Encontro foram dedicados às Oficinas de Mobilização do PVE, promovidas em parceria com o CEDAC e CENPEC. Foram desenvolvidas atividades em grupos para promover a interação entre diferentes agentes do programa e o compartilhamento de cases de cada localidade e suas peculiaridades regionais. Por fim, foram destacados os Planos de Ações de Mobilização e a importância do voluntariado para a construção de redes, como é o caso do Desafio Voluntário e do Criativos da Escola.