Em parceria com o Instituto Votorantim, promovemos encontro para discutir Políticas Públicas de Educação Antirracista no Recôncavo Baiano 

19/01/2024, 08h58

Estiveram presentes cerca de 200 profissionais da área da educação dos municípios de Cachoeira, Camaçari, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix 

Com o objetivo de sensibilizar e informar os educadores sobre a importância de políticas públicas para combater o racismo e como este tema afeta a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, estivemos presentes em mais uma edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). A ação reuniu profissionais dos municípios baianos de Cachoeira, Camaçari, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix para um Encontro Intermunicipal de Políticas Públicas de Educação Antirracista.  

O PVE, uma iniciativa do Instituto Votorantim da qual fazemos parte junto às demais empresas investidas, e tem como objetivo fortalecer a educação por meio do apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes.  

O encontro foi realizado em novembro de 2023 em Cachoeira (BA), município que contempla a área de atuação da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, operada sob nossa concessão. Um dos objetivos do evento foi contribuir para o fortalecimento de uma educação antirracista e emancipatória nos territórios de abrangência, além de fortalecer as relações intermunicipais. Os municípios que participaram do evento possuem operações da Votorantim Cimentos. 

“O racismo é uma realidade presente em nossa sociedade, e a escola não está imune a isso. Muitas vezes, nossos alunos negros são vítimas de discriminação, estereótipos e exclusão. Isso não pode mais ser tolerado. Precisamos criar um ambiente escolar acolhedor, onde todos os estudantes se sintam valorizados e respeitados, independentemente de sua cor de pele. Este encontro foi uma oportunidade para compartilharmos experiências, boas práticas e estratégias que possam contribuir para a construção de uma educação antirracista”, afirma Luciana Faria, gestora PVE no Instituto Votorantim.