Em parceria com o Instituto Votorantim, promovemos encontro para discutir Políticas Públicas de Educação Antirracista no Recôncavo Baiano 

Estiveram presentes cerca de 200 profissionais da área da educação dos municípios de Cachoeira, Camaçari, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix 

Com o objetivo de sensibilizar e informar os educadores sobre a importância de políticas públicas para combater o racismo e como este tema afeta a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, estivemos presentes em mais uma edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). A ação reuniu profissionais dos municípios baianos de Cachoeira, Camaçari, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix para um Encontro Intermunicipal de Políticas Públicas de Educação Antirracista.  

O PVE, uma iniciativa do Instituto Votorantim da qual fazemos parte junto às demais empresas investidas, e tem como objetivo fortalecer a educação por meio do apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes.  

O encontro foi realizado em novembro de 2023 em Cachoeira (BA), município que contempla a área de atuação da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, operada sob nossa concessão. Um dos objetivos do evento foi contribuir para o fortalecimento de uma educação antirracista e emancipatória nos territórios de abrangência, além de fortalecer as relações intermunicipais. Os municípios que participaram do evento possuem operações da Votorantim Cimentos. 

“O racismo é uma realidade presente em nossa sociedade, e a escola não está imune a isso. Muitas vezes, nossos alunos negros são vítimas de discriminação, estereótipos e exclusão. Isso não pode mais ser tolerado. Precisamos criar um ambiente escolar acolhedor, onde todos os estudantes se sintam valorizados e respeitados, independentemente de sua cor de pele. Este encontro foi uma oportunidade para compartilharmos experiências, boas práticas e estratégias que possam contribuir para a construção de uma educação antirracista”, afirma Luciana Faria, gestora PVE no Instituto Votorantim.