Ecoponto é inaugurado em Sobradinho (DF) para impulsionar a coleta de pneus

Pneus recolhidos serão utilizados no sistema de coprocessamento da fábrica para produção de cimento. A iniciativa é da Votorantim Cimentos com participação do Conselho Comunitário

 

A união da iniciativa privada com a comunidade resulta em uma ação sólida em prol da preservação do meio ambiente e da melhoria da saúde pública. A Votorantim Cimentos de Sobradinho irá inaugurar, no dia 10 de junho, um ecoponto dentro da fábrica para receber pneus das borracharias da Região Administrativa da Fercal, uma medida que complementa práticas sustentáveis já executadas pela empresa. Em 2015, a unidade implantou novo sistema de coprocessamento, com o objetivo de aproveitar pneus picados e biomassa para substituir parte do combustível fóssil utilizado no forno para fabricação de cimento.

Para viabilizar a iniciativa, a Votorantim Cimentos contou com a participação do Conselho Comunitário da Fercal, parceiro em diversos projetos sociais desenvolvidos e apoiados pela empresa. Membros do Conselho realizaram uma pesquisa com as 11 borracharias instaladas na Fercal para identificar a quantidade de pneus descartados e o interesse dos borracheiros em destinar os pneus inservíveis de forma consistente. A pesquisa apontou que as borracharias descartam 1.020 pneus por mês, sendo que somente duas delas destinam os resíduos para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal.

A assessora de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos, Cristiani Maria da Silva, explica que a proposta é que as borracharias encaminhem até a fábrica os pneus, que serão armazenados em caçambas coletoras, em local coberto, com recolhimento duas vezes ao dia, sendo encaminhados diretamente para o coprocessamento. Como o ecoponto foi instalado na área de expedição, onde os caminhoneiros aguardam o carregamento de produtos, eles também poderão colaborar e destinar seus pneus para o espaço.

Além da inauguração do ecoponto, a fábrica irá organizar outras atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, entre os dias 6 e 10 de junho. Serão realizadas oficinas de arte, produção de mudas e oficina sobre conversação de recursos hídricos, entre outras, das quais participarão funcionários da fábrica, estudantes e a comunidade.