Coronavírus: o que a Votorantim Cimentos está fazendo

18/03/2020, 22h39

Diante do risco que representa a pandemia do coronavírus (Covid-19) no país, a Votorantim Cimentos tem tomado uma série de medidas visando a saúde e a segurança de seus empregados, familiares, prestadores de serviços, parceiros, clientes e comunidades nas quais atuamos.

Estamos mobilizando recursos humanos e materiais para superar esse desafio e garantir o abastecimento do mercado sem interrupções, mantendo a sustentabilidade das nossas operações que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas, no Brasil e no exterior. Confira o que estamos fazendo:

COMISSÃO ESPECIAL DE GESTÃO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

Instalação de uma Comissão Especial com representantes de várias áreas da empresa para tratar do tema coronavírus no âmbito dos nossos empregados e operações.

Essa Comissão está em contato permanente e trabalha diuturnamente na prevenção e na mitigação dos riscos relacionados à pandemia, avaliando cenários, tomando decisões e desdobrando as comunicações para os demais gestores e empregados.

MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DOS EMPREGADOS

A Votorantim Cimentos adotou diversas ações com base nas recomendações e protocolos médicos, e está monitorando diariamente a situação em suas unidades e nas localidades onde opera. A empresa informa que não há, até o momento, nenhum caso confirmado de coronavírus em suas operações.

ORIENTAÇÕES E SUPORTE AOS EMPREGADOS EM CASOS SUSPEITOS E/OU CONFIRMADOS

A empresa definiu um protocolo para cada situação a fim de mitigar possíveis riscos de proliferação de casos de coronavírus entre seus empregados. Embora tenhamos operações em várias localidades do Brasil, uma força tarefa de monitoramento mantém a Comissão Especial de Gestão de Crise atualizada diariamente.

HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA

Reforçamos os procedimentos de higienização e limpeza das áreas administrativas, escritórios, refeitórios, espaços coletivos, ônibus fretados e demais ambientes de circulação de pessoas, em todas as unidades da Votorantim Cimentos.

PROIBIÇÃO DE VIAGENS A TRABALHO – DOMÉSTICAS E INTERNACIONAIS

Todas as viagens a trabalho pelo Brasil, de avião ou ônibus, estão proibidas. Viagens de carro estão autorizadas em casos de extrema necessidade, mas a recomendação é que os empregados contatem suas equipes, clientes, parceiros e fornecedores de forma remota, utilizando a tecnologia e os meios de comunicação.

Todas as viagens internacionais a trabalho estão proibidas, independentemente do país de destino.

Empregados que retornaram de viagem nos últimos 14 dias deverão permanecer em quarentena até completar o período de 14 dias da data de chegada ao Brasil, independentemente do país visitado.

A mesma regra vale para empregados que voltaram de viagem particular ao exterior: devem permanecer 14 dias em quarentena, a contar da data de chegada ao Brasil, independentemente do país visitado.

As equipes de vendas externas da Votorantim Cimentos foram orientadas a não realizar rotas de vendas normais durante o período da pandemia, permanecendo em suas bases, em home office, fazendo atendimento remoto aos clientes e parceiros.

PROIBIÇÃO DE VISITANTES E FORNECEDORES ESTRANGEIROS

Visitas de pessoas ou fornecedores de fora do país às nossas unidades estão proibidas. Casos excepcionais serão orientados a cumprir quarentena e serão acompanhados pela área de Medicina da empresa para monitoramento de possíveis sintomas.

CANCELAMENTO DE TREINAMENTOS, REUNIÕES E EVENTOS

Todos os treinamentos, reuniões e eventos que envolvam deslocamento e aglomeração de mais de 20 pessoas estão cancelados. A Votorantim Cimentos orientou os empregados que priorizem reuniões virtuais, evitando contato próximo em salas de reuniões.

ESCRITÓRIOS: ESTÍMULO AO TRABALHO REMOTO E HOME OFFICE

Vários escritórios corporativos e centros administrativos da Votorantim Cimentos pelo Brasil e no exterior estão operando com o maior número possível das equipes em trabalho remoto, a fim de evitar ao máximo o contato social.

A empresa está trabalhando para ampliar o home office para outras áreas e unidades, a depender de fatores como disponibilidade de tecnologia, rede de comunicação, suporte, viabilidade técnica, além da manutenção das áreas essenciais às operações.

Com a prática de home office, houve uma redistribuição das estações de trabalho a fim de minimizar o risco de transmissão entre os empregados que permaneceram nas operações.

OPERAÇÕES EM FÁBRICAS, ENGEMIX, AGREGADOS, ARGAMASSAS, CALES, CDs E FAZENDAS

Os empregados das operações consideradas essenciais de cimento e negócios adjacentes continuam trabalhando em suas unidades e postos de trabalho. As expedições e Centros de Distribuição (CDs) também continuam em funcionamento. Estamos reforçando os procedimentos de limpeza e de higienização em todas as localidades onde temos operações.

Orientamos todos os empregados a reforçar seus hábitos de higiene e a seguir as orientações passadas pela área de Medicina do Trabalho.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO E COMBATE ÀS FAKE NEWS

A Votorantim Cimentos está utilizando seus diversos canais de comunicação, online e offline, para dividir informações sobre o coronavírus, a partir de fontes confiáveis. Não acredite em boatos nem nas notícias falsas (“Fake News”).

Em caso de dúvidas, sugestões ou perguntas, entre em contato conosco pelos canais:

WhatsApp: (11) 97533 6542 – mensagens à Comissão Especial de Gestão de Crise do Coronavírus.

Central de Relacionamento ao Cliente (CRC): 0800 7019894 de qualquer lugar do Brasil ou 4003 9894 de regiões metropolitanas (custo de ligação local), de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, sábado de 8h às 12h.

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) – para tirar dúvidas sobre nossos produtos: 0800 7019898, de segunda a sexta, de 8h às 17h30, de qualquer lugar do Brasil.

Linha Ética – Ouvidoria Votorantim Cimentos: 0800 8911729, de qualquer lugar do Brasil.

A Votorantim Cimentos reforça que todas as medidas tomadas até o momento não são exaustivas. Novas ações poderão ser implementadas pela empresa a qualquer momento, a depender do avanço da pandemia de coronavírus no país, bem como da orientação das autoridades competentes, como o Ministério da Saúde.

 

Fonte da imagem: iStock