18.03.2020

Coronavírus: o que a Votorantim Cimentos está fazendo

Diante do risco que representa a pandemia do coronavírus (Covid-19) no país, a Votorantim Cimentos tem tomado uma série de medidas visando a saúde e a segurança de seus empregados, familiares, prestadores de serviços, parceiros, clientes e comunidades nas quais atuamos.

Estamos mobilizando recursos humanos e materiais para superar esse desafio e garantir o abastecimento do mercado sem interrupções, mantendo a sustentabilidade das nossas operações que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas, no Brasil e no exterior. Confira o que estamos fazendo:

COMISSÃO ESPECIAL DE GESTÃO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

Instalação de uma Comissão Especial com representantes de várias áreas da empresa para tratar do tema coronavírus no âmbito dos nossos empregados e operações.

Essa Comissão está em contato permanente e trabalha diuturnamente na prevenção e na mitigação dos riscos relacionados à pandemia, avaliando cenários, tomando decisões e desdobrando as comunicações para os demais gestores e empregados.

MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DOS EMPREGADOS

A Votorantim Cimentos adotou diversas ações com base nas recomendações e protocolos médicos, e está monitorando diariamente a situação em suas unidades e nas localidades onde opera. A empresa informa que não há, até o momento, nenhum caso confirmado de coronavírus em suas operações.

ORIENTAÇÕES E SUPORTE AOS EMPREGADOS EM CASOS SUSPEITOS E/OU CONFIRMADOS

A empresa definiu um protocolo para cada situação a fim de mitigar possíveis riscos de proliferação de casos de coronavírus entre seus empregados. Embora tenhamos operações em várias localidades do Brasil, uma força tarefa de monitoramento mantém a Comissão Especial de Gestão de Crise atualizada diariamente.

HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA

Reforçamos os procedimentos de higienização e limpeza das áreas administrativas, escritórios, refeitórios, espaços coletivos, ônibus fretados e demais ambientes de circulação de pessoas, em todas as unidades da Votorantim Cimentos.

PROIBIÇÃO DE VIAGENS A TRABALHO – DOMÉSTICAS E INTERNACIONAIS

Todas as viagens a trabalho pelo Brasil, de avião ou ônibus, estão proibidas. Viagens de carro estão autorizadas em casos de extrema necessidade, mas a recomendação é que os empregados contatem suas equipes, clientes, parceiros e fornecedores de forma remota, utilizando a tecnologia e os meios de comunicação.

Todas as viagens internacionais a trabalho estão proibidas, independentemente do país de destino.

Empregados que retornaram de viagem nos últimos 14 dias deverão permanecer em quarentena até completar o período de 14 dias da data de chegada ao Brasil, independentemente do país visitado.

A mesma regra vale para empregados que voltaram de viagem particular ao exterior: devem permanecer 14 dias em quarentena, a contar da data de chegada ao Brasil, independentemente do país visitado.

As equipes de vendas externas da Votorantim Cimentos foram orientadas a não realizar rotas de vendas normais durante o período da pandemia, permanecendo em suas bases, em home office, fazendo atendimento remoto aos clientes e parceiros.

PROIBIÇÃO DE VISITANTES E FORNECEDORES ESTRANGEIROS

Visitas de pessoas ou fornecedores de fora do país às nossas unidades estão proibidas. Casos excepcionais serão orientados a cumprir quarentena e serão acompanhados pela área de Medicina da empresa para monitoramento de possíveis sintomas.

CANCELAMENTO DE TREINAMENTOS, REUNIÕES E EVENTOS

Todos os treinamentos, reuniões e eventos que envolvam deslocamento e aglomeração de mais de 20 pessoas estão cancelados. A Votorantim Cimentos orientou os empregados que priorizem reuniões virtuais, evitando contato próximo em salas de reuniões.

ESCRITÓRIOS: ESTÍMULO AO TRABALHO REMOTO E HOME OFFICE

Vários escritórios corporativos e centros administrativos da Votorantim Cimentos pelo Brasil e no exterior estão operando com o maior número possível das equipes em trabalho remoto, a fim de evitar ao máximo o contato social.

A empresa está trabalhando para ampliar o home office para outras áreas e unidades, a depender de fatores como disponibilidade de tecnologia, rede de comunicação, suporte, viabilidade técnica, além da manutenção das áreas essenciais às operações.

Com a prática de home office, houve uma redistribuição das estações de trabalho a fim de minimizar o risco de transmissão entre os empregados que permaneceram nas operações.

OPERAÇÕES EM FÁBRICAS, ENGEMIX, AGREGADOS, ARGAMASSAS, CALES, CDs E FAZENDAS

Os empregados das operações consideradas essenciais de cimento e negócios adjacentes continuam trabalhando em suas unidades e postos de trabalho. As expedições e Centros de Distribuição (CDs) também continuam em funcionamento. Estamos reforçando os procedimentos de limpeza e de higienização em todas as localidades onde temos operações.

Orientamos todos os empregados a reforçar seus hábitos de higiene e a seguir as orientações passadas pela área de Medicina do Trabalho.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO E COMBATE ÀS FAKE NEWS

A Votorantim Cimentos está utilizando seus diversos canais de comunicação, online e offline, para dividir informações sobre o coronavírus, a partir de fontes confiáveis. Não acredite em boatos nem nas notícias falsas (“Fake News”).

Em caso de dúvidas, sugestões ou perguntas, entre em contato conosco pelos canais:

WhatsApp: (11) 97533 6542 – mensagens à Comissão Especial de Gestão de Crise do Coronavírus.

Central de Relacionamento ao Cliente (CRC): 0800 7019894 de qualquer lugar do Brasil ou 4003 9894 de regiões metropolitanas (custo de ligação local), de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, sábado de 8h às 12h.

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) – para tirar dúvidas sobre nossos produtos: 0800 7019898, de segunda a sexta, de 8h às 17h30, de qualquer lugar do Brasil.

Linha Ética – Ouvidoria Votorantim Cimentos: 0800 8911729, de qualquer lugar do Brasil.

A Votorantim Cimentos reforça que todas as medidas tomadas até o momento não são exaustivas. Novas ações poderão ser implementadas pela empresa a qualquer momento, a depender do avanço da pandemia de coronavírus no país, bem como da orientação das autoridades competentes, como o Ministério da Saúde.

 

Fonte da imagem: iStock

Últimas Notícias

Nosso volume global de vendas de cimento no trimestre foi de 9,6 milhões de toneladas, queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano......
17 de nossos parceiros foram reconhecidos na nova edição do Prêmio Parceiro VC   Celebramos neste mês mais uma edição do Programa Parceiro VC, o......
Somos destaque da edição 2022 do Prêmio Exame Melhores do ESG   É com muito orgulho que recebemos o Prêmio Exame Melhores do ESG, sendo......