Conquistamos melhor avaliação pelo CPD na indústria de cimento brasileira

28/12/2022, 12h00

Nossa nota também está entre as quatro melhores do setor no mundo

 

Fomos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo CDP como uma das melhores empresas na avaliação do Programa de Mudanças Climáticas 2022. Com a nota A-, somos a indústria do setor com a melhor avaliação no Brasil, compondo também o grupo das quatro melhores cimenteiras no mundo. O CDP, uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 2000, é referência na avaliação de ações sustentáveis que contribuem para o combate às mudanças climáticas entre empresas, cidades, estados e regiões. As notas refletem anualmente o nível de gestão climática das empresas, pontuando-as de D até A, por meio de uma metodologia transparente que abrange divulgação, conscientização, gestão e liderança. Em 2022, mais de 18,7 mil empresas reportaram dados ao CDP.

“Ao longo dos anos, o processo de avaliação do CDP vem se se tornando mais rígido e desafiador e nossos esforços para a produção de um portfólio de produtos e serviços cada vez mais sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas têm sido reconhecidos. É uma jornada longa e estamos trabalhando de forma consistente para alcançar nossos objetivos alinhados aos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. Dessa forma, esperamos avançar ainda mais nos próximos anos com investimentos em inovação e soluções para descarbonização”, afirma Álvaro Lorenz, nosso diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia.

Nós fazemos parte de diversos compromissos alinhados à ambição do Acordo de Paris, que visa conter o aquecimento global abaixo de dois graus Celsius e buscar esforços para limitar o aumento da temperatura até 1,5°C. Também aderimos ao Compromisso de Concreto Carbono Neutro 2050, da Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA), entidade da qual somos membro fundador e nos juntamos às campanhas Race to Zero, da ONU, e Business Ambition for 1.5°C, que promovem o avanço para uma economia com baixo teor de carbono.

Como parte desses compromissos, no início de dezembro anunciamos metas mais rígidas de descarbonização aprovadas pelo SBTi (Science Based Targets initiative). A nossa nova meta global de 475 kg de CO2 por tonelada de cimento até 2030 é 8,7% menor que a anunciada nos Compromissos de Sustentabilidade para 2030, que era de 520 kg de CO2 por tonelada de cimento e também representa uma redução de 24,8% em relação ao ano base de 2018.

Quer saber mais sobre as nossas iniciativas  de descarbonização? Então, escute estes episódios do podcast Diálogos VC: