Conquistamos a classificação “A” no índice ESG da MSCI ESG Research, refletindo uma evolução da avaliação “BBB” de anos anteriores. O MSCI ESG Rating atua na gestão de riscos e oportunidades das empresas envolvendo aspectos ambientais, sociais e de governança. O avanço na classificação é resultado da implementação da nossa estratégia de sustentabilidade em todos os níveis da organização, com destaque para nossas iniciativas de descarbonização, investimento em energia renovável, programas e ações de saúde e segurança, e governança corporativa.
“Esse reconhecimento fortalece a nossa jornada ESG. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que estamos no caminho certo e continuaremos na busca de resultados duradouros e da construção de um legado positivo para a sociedade, colocando sempre a saúde e segurança em primeiro lugar”, afirma Álvaro Lorenz, nosso diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia.
A metodologia do MSCI ESG utiliza critérios que avaliam a exposição das companhias aos riscos ESG financeiramente relevantes para a indústria a longo prazo.
Futuro Sustentável – Para a Votorantim Cimentos, a sustentabilidade é uma jornada que caminha junto com nossa trajetória de 86 anos. Buscamos a evolução constante para gerar resultados duradouros e um legado positivo para a sociedade. Nossa visão para o futuro é construída em torno do conceito de solidez flexível. Temos a solidez de uma empresa madura, de ciclos longos, que opera com excelência, ética e integridade. E somos flexíveis para nos modernizar e nos adaptar às novas necessidades da sociedade, usar as evoluções tecnológicas para aproveitar melhor os recursos, evoluir os processos e impactar positivamente a vida das pessoas.
Como exemplo dessa evolução, em novembro de 2020 demos mais um passo nessa jornada, publicando nossos Compromissos em Sustentabilidade para 2030, que envolvem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, dentro do conceito ESG, e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E em dezembro de 2022, divulgamos a revisão das nossas metas de descarbonização para 475 kg de CO2 por tonelada de cimento até 2030. A nova meta global da Votorantim Cimentos é 8,7% menor que a meta anunciada em nossos Compromissos, que era de 520 kg de CO2 por tonelada de cimento.
A agenda de mudanças climáticas também significa competitividade para nós. As indústrias mais competitivas serão aquelas com menor emissão de gases de efeito estufa. A Votorantim Cimentos tem liderado vários esforços de descarbonização na indústria da construção civil. Um exemplo é a nossa ambição de chegarmos em 2050 com uma produção de concreto neutro em carbono.