Celebramos o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

24/06/2024, 14h19

Atualmente, 32% das pessoas registradas como engenheiros em nossas operações no Brasil são mulheres, índice maior que a média no país, segundo o Confea

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho, foi criado em 2014 pela organização britânica Women ́s Engineering Society (WES) para dar visibilidade às mulheres no setor e fortalecer o espaço delas na profissão, ainda majoritariamente ocupada por homens. A WES surgiu em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, pela união entre mulheres que trabalhavam em funções técnicas e de engenharia durante o período do conflito.

De acordo com dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), as mulheres representam cerca de 20% dos profissionais com registro nas diversas áreas da engenharia no Brasil. Na Votorantim Cimentos, estamos comprometidos em mudar essa realidade. Hoje, do total de profissionais registrados como engenheiros em nossa empresa no Brasil, 32% são mulheres que atuam em fábricas e escritórios corporativos. Nos últimos dois anos (2022 a 2024), tivemos um aumento de 41% no número de mulheres engenheiras.

Para comemorar essa data, reunimos duas histórias de engenheiras que trabalham em nossas fábricas e simbolizam nossa evolução nessa jornada de diversidade e inclusão, em linha com o Nosso Jeito VC.

Profissão como exemplo na família

Vanessa Von Kruger iniciou sua jornada em nossa unidade de Rio Branco do Sul (PR), em 2016, ainda como estagiária, enquanto cursava Engenharia Elétrica. Seu estágio de dois anos terminou em dezembro de 2018, mas Vanessa retornou em março de 2019, atuando na área de planejamento de manutenção como efetivada. Estabelecida no cargo, oferecemos a Vanessa a oportunidade de ficar seis meses em nossa fábrica em Primavera, no Pará, para ganhar ainda mais experiência e conhecimento em novos processos. Ao retornar ao Paraná, ela foi promovida, integrando a nossa área de Engenharia de Manutenção.

“Foi uma possibilidade maravilhosa para meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, que contribuiu muito para meu crescimento interno e evolução profissional. Sabendo disso, abracei a oportunidade e hoje agradeço a chance oferecida”, afirma Vanessa. Hoje, ela atua como engenheira de confiabilidade e é responsável por garantir o funcionamento dos fornos e moinhos de cimento da nossa fábrica em Rio Branco do Sul. 

Natural de Curitiba e formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa seguiu os passos do pai que já trabalhava na Votorantim Cimentos mesmo antes de ela nascer. Incentivada por sua rede de apoio, Vanessa seguiu o sonho de cursar engenharia e conseguiu. “Desde quando era pequena, meu pai chegava em casa com o capacete da fábrica da Votorantim Cimentos e eu colocava, ficava brincando. Hoje, estou aqui usando meu próprio capacete como funcionária e querendo crescer ainda mais”, diz Vanessa.

Apesar desse exemplo familiar, a realidade de muitas outras brasileiras não é a mesma. A falta de apoio e o histórico de profissão masculina tiram várias outras meninas de seguirem o mesmo caminho. “De forma muito positiva, vejo que essa realidade está mudando. Minha turma na colação de grau, por exemplo, foi a primeira a formar mais mulheres do que homens. Aqui, na Votorantim Cimentos, temos voz, conversamos de igual para igual e vemos que temos um cenário positivo e igualitário para crescimento. Que fique de esperança e alento para outras meninas que tenham esse sonho e se encorajem a seguir na engenharia”, afirma Vanessa.

De estagiária a engenheira sênior

Iara Campos de Arruda Farrapo Marcondes começou como estagiária e hoje ocupa o cargo de Engenheira de Processos Sênior na nossa fábrica de Salto de Pirapora (SP). Iara é nascida em Sorocaba (SP) e sempre morou em Salto de Pirapora (SP), recebendo incentivo dos pais para estudar e ser protagonista de sua própria história. Já formada em Técnica em Administração pela Escola Técnica Estadual (ETEC) Fernando Prestes, cursou Engenharia Química no Centro Universitário Facens. Em 2017, viu no website da faculdade o anúncio do Programa de Estágio da Votorantim Cimentos na unidade de Salto de Pirapora, participou do processo seletivo e conseguiu a vaga de estagiária de processos na fábrica. Adquiriu os primeiros conhecimentos sobre a produção de cimento, finalizando o estágio em 2018, quando concluiu sua graduação. 

 Em 2019, Iara conquistou mais um certificado como Técnica em Química pela Escola Técnica Estadual (ETEC) Rubens de Faria e Souza, e iniciou seu mestrado em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em Sorocaba. No mesmo ano foi chamada para uma nova vaga em nossa fábrica de Salto de Pirapora (SP) como Engenheira de Processos Junior, cargo em que permaneceu por cerca de dois anos, recebendo apoio de seu gestor e da família para cumprir a carga horária e as pesquisas do mestrado. A engenheira de processos analisa todas as etapas da produção do cimento, desde a composição do calcário e outras matérias-primas, o processo de transformação, cálculos, indicadores e equipamentos para entrega de um produto final de qualidade. 

 Depois de dois anos no cargo, ela percebeu que queria dar mais um passo na sua carreira e ter novos desafios e, em um processo de avaliação com seu gestor, veio a oportunidade de promoção para atuar como engenheira sênior na fábrica de Cantagalo, no Rio de Janeiro. Com o total apoio de seu esposo, Iara desempenhou suas atividades com excelência e teve um momento de grande desenvolvimento profissional, além de conquistar mais um diploma, defendendo sua dissertação de mestrado. “Como estava longe do campus da UFSCAR em Sorocaba, reservei uma sala e fiz a defesa da dissertação para a banca online de dentro da fábrica em Cantagalo”, conta Iara. Após dois anos e meio na unidade de Cantagalo, movida por questões pessoais, como a distância da família e o desejo de se tornar mãe, Iara começou a pensar em retornar para sua cidade natal. Em março de 2024, Iara conseguiu uma oportunidade na fábrica de Salto de Pirapora no mesmo cargo que ocupava na fábrica de Cantagalo, retornando à unidade onde começou como estagiária.

 “O apoio do meu esposo e dos meus pais nos estudos foi essencial para chegar onde estou. Sou determinada, competitiva e gosto de ser desafiada, tendo claro qual é o meu papel. Aprendi com meu esposo a ser resiliente e confiante diante das dificuldades, pois sempre teria seu apoio em minhas decisões. Meu pai também me ensinou a importância da dedicação e de entregar sempre o meu melhor. É isso que motiva o desenvolvimento da minha carreira. Quando tive a oportunidade de estagiar na Votorantim Cimentos sabia que não seria fácil ser uma mulher engenheira em um ambiente mais masculino, mas ter um exemplo de mulher com posicionamento forte, como minha mãe, me ajudou a superar os desafios e a moldar quem eu sou. Hoje, dentro da minha posição, procuro incentivar o máximo de pessoas, principalmente as mulheres ao meu redor”, diz Iara. 

 Iara procura participar dos nossos programas de Diversidade e também dedica especial atenção às ações de voluntariado. “Todo ambiente tem os seus desafios, porém precisamos fazer o melhor para tornar o dia a dia mais colaborativo com a sensibilidade de um olhar mais humano, além de ajudar quem precisa”, afirma Iara.

 Saiba mais sobre nossas mulheres na operação e o papel das mulheres na história da Votorantim em nosso podcast Diálogos VC. Confira também a história de outras mulheres que trabalham conosco em nossas redes sociais.