23.08.2021 Institucional

Celebramos 70 anos em Itapeva

Nossa fábrica no interior do Estado de São Paulo comemora uma trajetória histórica marcada pela entrega de um legado positivo para sociedade e para os mercados da construção civil e agrícola.

 

A nossa fábrica de Itapeva, localizada no interior do Estado de São Paulo, celebra neste mês de agosto 70 anos de operação. A unidade situada no município conhecido como a “capital dos minérios” foi inaugurada em 1951 e, ao longo desses anos, passou por projetos de modernização e para diversificação de negócios. Tudo isso sem apagar o que é mais importante para nós: a nossa história. Hoje, fábrica é responsável pela produção de grande parte do nosso portfólio de produtos, como cales, insumos agrícolas e agregados, e é uma das maiores fábricas na Cal da construção civil no Brasil.

Com capacidade de produção anual de mais de 1 milhão de toneladas de calcário provenientes da mina, nossa fábrica de Itapeva está preparada para produzir por ano 300 mil toneladas de brita/agregados, 350 mil toneladas de insumos agrícolas e 250 mil toneladas de cal e liga. A unidade conta com mais de 120 empregados diretos e está dividida em dois locais: Lavrinhas, localizada na estrada que liga Itapeva à Ribeirão Branco — onde estão os setores de Mineração, Britagem, Fornos, Moagem de Cal Virgem e Manutenção —, e Vila Isabel, localizada no perímetro urbano da cidade — onde estão concentrados os setores de Hidratação, Ensacamento, Manutenção e Administração Geral.

A fábrica tem se consolidado como estratégica para o nosso negócio agrícola, tanto que está recebendo, neste ano, investimentos para a ampliação da capacidade de produção no negócio de insumos agrícolas, que será aumentada em 83 mil toneladas por ano de Calcário Itaú e 110 mil toneladas por ano de CalFértil. Entre as nossas plantas fabris, Itapeva é uma das fornecedoras da linha completa do portfólio de produtos do nosso negócio Viter, sendo primordial e grande contribuidora para os ótimos resultados que tivemos durante o primeiro ano da nossa nova marca.

Outra iniciativa inovadora em Itapeva é o projeto Reversa, que consiste em uma moagem móvel a qual transforma agregados não utilizados na construção civil em calcário agrícola. Este conceito de “moedor portátil” evita geração de estoques. O projeto Reversa gera um produto agrícola de alta qualidade devido a reserva mineral (óxido de magnésio), além de promover sinergia entre Agregados, Viter e Cal.

“Temos muito orgulho da trajetória de 70 anos que construímos na unidade de Itapeva, por contribuirmos com o avanço do setor da construção civil e agrícola no Brasil. Para os próximos anos, nossa perspectiva é continuar escrevendo essa história trazendo para nosso negócio cada mais competitividade, excelência operacional e impacto positivo para a comunidade que estamos presentes”, afirma nosso gerente da fábrica de Itapeva, Ulisses Camargo.

 

Legado positivo e transformador – Desde a sua inauguração, a unidade de Itapeva passou por diversas modernizações. A tecnologia nas linhas de produção é uma realidade, com equipamentos interligados à computadores que monitoram e tornam o controle do processo mais eficaz e confiável, sempre visando a excelência operacional e a segurança do nosso ativo mais precioso: as pessoas.

Hoje, nossa fábrica de Itapeva é completa em sua produção de cales, insumos agrícolas e agregados, contando as áreas que vão desde mineração, britagem, calcinação, hidratação até o ensacamento. Os fornos de calcinação da nossa unidade são abastecidos com madeira 100% reflorestada. Além disto, a nossa unidade também participou do último Programa de Estágio Técnico exclusivo para mulheres, reforçando o nosso compromisso com a diversidade e inclusão.

Desde 2012, a fábrica apoia projetos sociais nas frentes de educação, esporte e relacionamento comunitário na cidade. Programas como o “Parceria pela Valorização da Educação” e “Atleta do Futuro” foram algumas das iniciativas desenvolvidas de fomento à aprendizagem e formação cidadã. Nossos investimentos sociais em Itapeva beneficiaram a mais de 10 mil pessoas. A nossa atuação social é voltada ao diálogo e relacionamento com a comunidade, refletidos por meio de ações como o Programa Portas Abertas (visita à operação) e o voluntariado que promove parcerias entre os nossos empregados e toda a comunidade.

Últimas Notícias

Localizado em Juazeiro do Norte (CE), essa é a nossa primeira operação no país a trabalhar com mão de obra exclusivamente feminina   Iniciamos neste......
Nossa fábrica no interior do Estado de São Paulo comemora uma trajetória histórica marcada pela entrega de um legado positivo para sociedade e para os......
19.08.2021 ,
Você sabe quais são as responsabilidades e missões de um motorista de betoneira? O programa Brasil Caminhoneiro, da TV Record, exibiu no último sábado (14/08),......