Celebramos 70 anos em Itapeva

23/08/2021, 11h57

Nossa fábrica no interior do Estado de São Paulo comemora uma trajetória histórica marcada pela entrega de um legado positivo para sociedade e para os mercados da construção civil e agrícola.

 

A nossa fábrica de Itapeva, localizada no interior do Estado de São Paulo, celebra neste mês de agosto 70 anos de operação. A unidade situada no município conhecido como a “capital dos minérios” foi inaugurada em 1951 e, ao longo desses anos, passou por projetos de modernização e para diversificação de negócios. Tudo isso sem apagar o que é mais importante para nós: a nossa história. Hoje, fábrica é responsável pela produção de grande parte do nosso portfólio de produtos, como cales, insumos agrícolas e agregados, e é uma das maiores fábricas na Cal da construção civil no Brasil.

Com capacidade de produção anual de mais de 1 milhão de toneladas de calcário provenientes da mina, nossa fábrica de Itapeva está preparada para produzir por ano 300 mil toneladas de brita/agregados, 350 mil toneladas de insumos agrícolas e 250 mil toneladas de cal e liga. A unidade conta com mais de 120 empregados diretos e está dividida em dois locais: Lavrinhas, localizada na estrada que liga Itapeva à Ribeirão Branco — onde estão os setores de Mineração, Britagem, Fornos, Moagem de Cal Virgem e Manutenção —, e Vila Isabel, localizada no perímetro urbano da cidade — onde estão concentrados os setores de Hidratação, Ensacamento, Manutenção e Administração Geral.

A fábrica tem se consolidado como estratégica para o nosso negócio agrícola, tanto que está recebendo, neste ano, investimentos para a ampliação da capacidade de produção no negócio de insumos agrícolas, que será aumentada em 83 mil toneladas por ano de Calcário Itaú e 110 mil toneladas por ano de CalFértil. Entre as nossas plantas fabris, Itapeva é uma das fornecedoras da linha completa do portfólio de produtos do nosso negócio Viter, sendo primordial e grande contribuidora para os ótimos resultados que tivemos durante o primeiro ano da nossa nova marca.

Outra iniciativa inovadora em Itapeva é o projeto Reversa, que consiste em uma moagem móvel a qual transforma agregados não utilizados na construção civil em calcário agrícola. Este conceito de “moedor portátil” evita geração de estoques. O projeto Reversa gera um produto agrícola de alta qualidade devido a reserva mineral (óxido de magnésio), além de promover sinergia entre Agregados, Viter e Cal.

“Temos muito orgulho da trajetória de 70 anos que construímos na unidade de Itapeva, por contribuirmos com o avanço do setor da construção civil e agrícola no Brasil. Para os próximos anos, nossa perspectiva é continuar escrevendo essa história trazendo para nosso negócio cada mais competitividade, excelência operacional e impacto positivo para a comunidade que estamos presentes”, afirma nosso gerente da fábrica de Itapeva, Ulisses Camargo.

 

Legado positivo e transformador – Desde a sua inauguração, a unidade de Itapeva passou por diversas modernizações. A tecnologia nas linhas de produção é uma realidade, com equipamentos interligados à computadores que monitoram e tornam o controle do processo mais eficaz e confiável, sempre visando a excelência operacional e a segurança do nosso ativo mais precioso: as pessoas.

Hoje, nossa fábrica de Itapeva é completa em sua produção de cales, insumos agrícolas e agregados, contando as áreas que vão desde mineração, britagem, calcinação, hidratação até o ensacamento. Os fornos de calcinação da nossa unidade são abastecidos com madeira 100% reflorestada. Além disto, a nossa unidade também participou do último Programa de Estágio Técnico exclusivo para mulheres, reforçando o nosso compromisso com a diversidade e inclusão.

Desde 2012, a fábrica apoia projetos sociais nas frentes de educação, esporte e relacionamento comunitário na cidade. Programas como o “Parceria pela Valorização da Educação” e “Atleta do Futuro” foram algumas das iniciativas desenvolvidas de fomento à aprendizagem e formação cidadã. Nossos investimentos sociais em Itapeva beneficiaram a mais de 10 mil pessoas. A nossa atuação social é voltada ao diálogo e relacionamento com a comunidade, refletidos por meio de ações como o Programa Portas Abertas (visita à operação) e o voluntariado que promove parcerias entre os nossos empregados e toda a comunidade.