Apresentamos nossa evolução rumo a um futuro sustentável no 8º Congresso Brasileiro de Cimento

06/11/2023, 12h00

Levamos para o evento nossas práticas de economia circular e descarbonização. Haverá palestra com nosso diretor global de Sustentabilidade, Álvaro Lorenz, no dia 7 de novembro, às 12h30 

Apresentamos nossa jornada de sustentabilidade durante o 8º Congresso Brasileiro de Cimento, que acontecerá de 6 a 8 de novembro, no hotel Renaissance, em São Paulo (SP). Baseado no conceito “Evoluindo rumo a um mundo sustentável”, nosso espaço no evento enfatiza nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 e nossas iniciativas de descarbonização e economia circular. 

Dentro da programação do Congresso, no dia 7 de novembro, às 12h30, haverá uma palestra do nosso diretor Global de Sustentabilidade e Relações Institucionais, Álvaro Lorenz, com o tema “Economia circular e descarbonização: a jornada da Votorantim Cimentos rumo a um mundo sustentável”. 

Entre os anos de 1990 e 2022, reduzimos globalmente nossa emissão de CO2 em 24%, com aumento do uso de combustíveis alternativos e de novos materiais em substituição ao clínquer na produção de cimento. Temos como meta reduzir nossas emissões de CO2 para 475 kg de CO2 por tonelada de cimento até 2030.  

“Nosso case de coprocessamento do caroço de açaí é um exemplo de como praticamos o conceito ESG no Brasil. Transformamos em energia limpa, em nossa fábrica em Primavera, no Pará, o caroço do açaí que antes era visto como um resíduo e descartado no meio ambiente. Hoje, além de conseguimos reduzir as nossas emissões de CO2 com o uso dessa biomassa na produção de cimento, nós também destinamos de maneira sustentável toneladas de caroços que eram desprezados e geramos renda para a comunidade local, que separa e prepara esse resíduo para ser recebido pela nossa unidade”, afirma Álvaro Lorenz.  

Fomos pioneiros ao implantar, em 1990, o coprocessamento no Brasil. O coprocessamento é uma tecnologia utilizada mundialmente como destinação adequada e ambientalmente correta para eliminação de diferentes tipos de resíduos. Por meio dessa tecnologia limpa, os resíduos são completamente destruídos nos fornos da indústria cimenteira, sem restar qualquer passivo ambiental devido às altas temperaturas inerentes ao processo de fabricação do cimento. Ao ser transformado em energia, os resíduos deixam de ir para os aterros sanitários, onde entrariam em processo de decomposição que levaria anos e geraria gases nocivos ao planeta. A solução ambiental do coprocessamento cumpre a legislação vigente no Brasil por meio de uma tecnologia limpa, que não gera passivos e ainda transforma materiais que antes eram considerados resíduos em matérias-primas, promovendo assim a economia circular. 

Outro passo importante em nossa jornada de evolução aconteceu em 2019 com a criação da Verdera, unidade de negócios de gestão e destinação sustentável de resíduos que atua na cadeia de soluções ambientais. Em quatro anos de operação, a Verdera já destinou mais de 4,3 milhões de toneladas de resíduos, nos ajudando a empresa a evitar a emissão 3,5 milhões de toneladas de CO2. Esse dado equivale a retirar de circulação um caminhão dando 28 mil voltas ao redor do nosso planeta. 

Esforços para um mundo mais sustentável – Também vamos convidar os participantes do 8º Congresso Brasileiro de Cimentos a refletirem sobre como suas atitudes de hoje impactam o futuro do planeta com o Quiz ODS, do Pacto Global da Organizações das Nações Unidas (ONU). Essa é uma plataforma interativa composta por dez perguntas que endereçam diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ideia do projeto é engajar as pessoas e mostrar o papel de cada um na Agenda 2030 da ONU e na busca pelos ODS. O Quiz ODS está disponível no site pactoglobal.org.br/pg/quizods.