Compramos a concreteira Engemix em 2002 e, no ano em que o grupo Votorantim completa 100 anos, a Engemix comemora 50 anos de atuação no mercado de concreto. Mas foi nos últimos três anos que a empresa se redesenhou, com uma meta clara: ser a melhor empresa de concreto.
Hoje, a Engemix é referência no setor de concreto. E esse status somente foi possível, porque a companhia apostou em um tripé implementado a partir de 2016:
- Prestação de serviço diferenciada;
- Qualidade técnica inquestionável;
- Inovação focada em produtividade.
Prestação de Serviço Diferenciada – O grande desafio da indústria concreteira, devido à falta de ferramentas específicas, diz respeito à pontualidade e o tempo de duração da concretagem na obra. Se a betoneira atrasa a entrega do concreto, compromete o cronograma diário da obra e o resultado é um efeito dominó. Os funcionários estendem o expediente, gerando horas extras, sem contar o cansaço e a redução de iluminação, com a chegada do período noturno, o que favorece acidentes. Há também o barulho da concretagem, que pode incomodar a vizinhança fora do horário permitido.
A solução encontrada pela Engemix veio em forma de um software de logística que faz a gestão de toda a operação em tempo real e pode ser monitorada pelo cliente por um aplicativo de celular (o APP Engemix Online). Enquanto a grande parte das concreteiras sequer possuem GPS em seus caminhões, a Engemix investiu R$ 5 milhões nesse software, que está conectado em tempo real com 100% da sua frota de mais de 500 betoneiras, todas equipadas com GPS e permite gravar todas as interações entre empresa e seus clientes. O sistema de logística específico para essa indústria permite ainda:
- Engemix faça 22 mil entregas por mês com uma pontualidade acima de 80%, mesmo patamar das melhores concreteiras dos Estados Unidos – há três anos, esse indicador era de 60%;
- O monitoramento monstra em tempo real em um mapa onde estão as betoneiras, através do APP Engemix Online;
- Os sensores no interior dos balões indicam se os caminhões estão aguardando ou descarregando material;
- A equipe de logística sabe, a todo momento, onde estão os caminhões e o que estão fazendo, e com a ajuda do sistema podem tomar a melhor decisão sobre para onde direcionar os caminhões que estão disponíveis na central, evitando que os clientes tenham interrupção no abastecimento de concreto;
- Por fim, a ferramenta permite gerenciar os resultados apresentados pela inteligência, com indicadores simples e precisos.