11.12.2018

50 anos Engemix

Compramos a concreteira Engemix em 2002 e, no ano em que o grupo Votorantim completa 100 anos, a Engemix comemora 50 anos de atuação no mercado de concreto. Mas foi nos últimos três anos que a empresa se redesenhou, com uma meta clara: ser a melhor empresa de concreto.

Hoje, a Engemix é referência no setor de concreto. E esse status somente foi possível, porque a companhia apostou em um tripé implementado a partir de 2016:

  • Prestação de serviço diferenciada;
  • Qualidade técnica inquestionável;
  • Inovação focada em produtividade.

Prestação de Serviço Diferenciada – O grande desafio da indústria concreteira, devido à falta de ferramentas específicas, diz respeito à pontualidade e o tempo de duração da concretagem na obra. Se a betoneira atrasa a entrega do concreto, compromete o cronograma diário da obra e o resultado é um efeito dominó. Os funcionários estendem o expediente, gerando horas extras, sem contar o cansaço e a redução de iluminação, com a chegada do período noturno, o que favorece acidentes. Há também o barulho da concretagem, que pode incomodar a vizinhança fora do horário permitido.

A solução encontrada pela Engemix veio em forma de um software de logística que faz a gestão de toda a operação em tempo real e pode ser monitorada pelo cliente por um aplicativo de celular (o APP Engemix Online). Enquanto a grande parte das concreteiras sequer possuem GPS em seus caminhões, a Engemix investiu R$ 5 milhões nesse software, que está conectado em tempo real com 100% da sua frota de mais de 500 betoneiras, todas equipadas com GPS  e permite gravar todas as interações entre empresa e seus clientes. O sistema de logística específico para essa indústria permite ainda:

  • Engemix faça 22 mil entregas por mês com uma pontualidade acima de 80%, mesmo patamar das melhores concreteiras dos Estados Unidos – há três anos, esse indicador era de 60%;
  • O monitoramento monstra em tempo real em um mapa onde estão as betoneiras, através do APP Engemix Online;
  • Os sensores no interior dos balões indicam se os caminhões estão aguardando ou descarregando material;
  • A equipe de logística sabe, a todo momento, onde estão os caminhões e o que estão fazendo, e com a ajuda do sistema podem tomar a melhor decisão sobre para onde direcionar os caminhões que estão disponíveis na central, evitando que os clientes tenham interrupção no abastecimento de concreto;
  • Por fim, a ferramenta permite gerenciar os resultados apresentados pela inteligência, com indicadores simples e precisos.

Últimas Notícias

Nosso volume global de vendas de cimento no trimestre foi de 9,6 milhões de toneladas, queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano......
17 de nossos parceiros foram reconhecidos na nova edição do Prêmio Parceiro VC   Celebramos neste mês mais uma edição do Programa Parceiro VC, o......
Somos destaque da edição 2022 do Prêmio Exame Melhores do ESG   É com muito orgulho que recebemos o Prêmio Exame Melhores do ESG, sendo......