11º Fórum Internacional do CSI: Votorantim Cimentos em prol da Sustentabilidade

Nos dias 26 e 27 de setembro, foi realizado o Fórum Internacional do Cement Sustainability Initiative (CSI ou, em português, Iniciativa pela Sustentabilidade do Cimento) em Nova Deli, Índia. Executivos das principais cimenteiras do mundo, pesquisadores da comunidade acadêmica, autoridades de governo e outras partes interessadas participaram das discussões. Importantes debates foram travados em torno do tema central: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

São 17 objetivos ambiciosos (com 169 metas) adotados pelos países que compõem a ONU, em setembro de 2015, por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O Fórum de Nova Deli examinou o novo quadro criado pelos ODS para enfrentar os enormes desafios de sustentabilidade. E como o CSI é uma das iniciativas do Conselho Empresarial Global para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD em inglês), do qual a VC faz parte desde a década de 1990, o evento deu ênfase particular em áreas que são mais críticas para os setores de cimento e concreto.

Um dos painéis discutiu o papel da nossa indústria na construção de cidades mais seguras, inclusivas e sustentáveis. Tema fundamental diante dos desafios sem precedentes nos grandes centros, devido à urbanização crescente e eventos climáticos extremos. Outro painel debateu como as cimenteiras, especialmente as que operam em países em desenvolvimento como o Brasil, interpretam os objetivos focados em produção responsável, eficiência energética e combate às alterações climáticas. Nestes aspectos, estamos fazendo um bom trabalho, pois está totalmente alinhado ao nosso Pilar Práticas Sustentáveis.

Mais uma discussão foi sobre o impacto das desigualdades sociais sobre o crescimento econômico e empresarial. Um risco que ameaça a estabilidade política e econômica e, por isso, precisa ser enfrentado com firmeza. Cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não é tarefa de uma empresa ou de um setor isolados, é de toda a sociedade. Então, debatemos também como acelerar a colaboração entre setores para alcançar o objetivo comum, que é um mundo mais sustentável.

A Votorantim Cimentos participou como painelista em um debate sobre Uso de uma Linguagem Comum e Objetivos Compartilhados, onde foi apresentado o trabalho de implementação de indicadores sociais para as empresas que fazem parte do CSI.

Além disso, com um estande no Fórum, foi apresentado a Cooperação Técnica com a SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia) e RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica) para preservação de cavernas no Brasil; e o vídeo do Propósito (A Vida é Feita para Durar) junto com as ações de Responsabilidade Social da empresa. O ponto alto do estande foi o uso de óculos de Realidade Virtual, pelo qual mostrava o Legado das Águas – Reserva Votorantim.