Foi em nossa mineração da fábrica de Paulista (PE) que descobrimos registros de um dos eventos mais importantes da história da Terra: o fim da era dos dinossauros. A área, que recebeu o nome de Geossítio K-Pg Mina Poty, comprova o fim do período Cretáceo (K) e início do Paleógeno (Pg), marcados pelo impacto do meteoro ocorrido há aproximadamente 66 milhões de anos, que provocou mudanças ambientais e episódios de extinção em massa. Estima-se que de 64% a 85% de todas as espécies, nos biomas marinhos e terrestres, incluindo os dinossauros, desapareceram com a queda do meteoro.
A área desse acontecimento é conservada pela Votorantim Cimentos com o apoio de parceiros, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professores, alunos e pesquisadores do Departamento de Geologia estudam no geossítio da cimenteira, desde a década de 1990, os fragmentos deixados pela queda de um meteoro que provocou uma extinção em massa. No local, já foram descobertos fósseis de espécies de crocodilo e de tartaruga que viveram na costa do nordeste brasileiro há 62 milhões de anos.
A iniciativa da Votorantim Cimentos em conservar espaços geológicos está em sintonia com a Política Global de Meio Ambiente da Votorantim S/A, que estabeleceu entre suas Regras Verdes: Respeitar cavernas, sítios culturais, geológicos, históricos, paleontológicos e arqueológicos. Em breve, o Geossítio será inaugurado para o público ter a oportunidade de conhecer mais sobre a rica história geológica que Paulista abriga. A abertura também deverá impulsionar a formação de novas parceiras para intensificar as pesquisas científicas.