ESG

Nossos compromissos e práticas sociais, ambientais e de governança.

Para nós, sustentabilidade é um direcionador estratégico

Queremos crescer, inovar e aumentar a eficiência operacional do nosso negócio utilizando a sustentabilidade como um de nossos direcionadores estratégicos. Ao longo da nossa história, temos sempre buscado as tecnologias mais avançadas para diminuir emissões, melhorar a eficiência energética, zelar pela saúde, pela segurança e pelo bem-estar de nossos empregados, reduzir nossa pegada ambiental e promover o desenvolvimento social e ambiental das comunidades em que operamos.

Pilares que norteiam nossa estratégia sustentável

Nossa estratégia de sustentabilidade é baseada em sete pilares, com metas ambiciosas a serem cumpridas até 2030.

Compromissos 2030

Transformação social

Fazemos parte das comunidades em que estamos presentes e temos a clareza de que um dos nossos principais objetivos é desenvolvê-las por meio da geração de oportunidades de trabalho, aumento da renda e ampliação das oportunidades educacionais.

Ações sociais

Meio ambiente

Nós gerenciamos os impactos de nossas operações e trabalhamos para que elas sejam cada vez mais sustentáveis. Buscamos eliminar resíduos, revalorizar subprodutos de outras indústrias e ampliar o uso de recursos renováveis, com o objetivo de reduzir a nossa pegada ambiental.

Ações ambientais Política Global de Meio Ambiente

Ecoeficiência e energia

Partimos da premissa que toda nossa cadeia de produção prioriza tecnologias limpas. Por isso, investimos em pesquisas e inovações para criar e melhorar as tecnologias voltadas para ecoeficiência em nossos processos.

Segurança e saúde

Para proteger o que temos de mais valioso – as pessoas –compreendemos que não existe excelência ou desempenho competitivo sem levar em conta a saúde, o bem-estar e a segurança. Por isso, estes são valores inegociáveis para nós.

Parcerias

Nossos parceiros e referências em temas
de sustentabilidade.

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável, nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Hoje reúne cerca de 70 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento de cerca de 40% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos.

A Cooperação Técnica SBE, VC e RBMA é a parceria entre a Votorantim Cimentos, a Sociedade Brasileira de Espeleologia e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica para desenvolver e disseminar boas práticas socioambientais em áreas de cavernas e na região da Mata Atlântica.

A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil. Trata-se da ferramenta de arquivamento dos nossos EPDs (Environmental Product Declaration), documentos que são solicitados por clientes que buscam certificação LEED.

A Global Cement and Concrete Association (GCCA) é uma iniciativa do setor da indústria da construção. Seus membros, conselho de administração e equipe executiva estão comprometidos com a sustentabilidade – reduzindo os impactos da produção de cimento e promovendo o concreto como um material de construção sustentável, durável e resiliente.

A Innovandi, Global Cement and Concrete Research Network, é a iniciativa lançada pelo GCCA (Global Cement and Concrete Association), visando à gestão de atividades ligadas à inovação. Frente pioneira na qual a grande parte dos associados GCCA também aportará recursos.

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Desde 2019, somos signatários independentes do Pacto Global e nossa estratégia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fomos selecionados pelo Pacto Global da ONU, em 2019, para participar do Programa Jovens Inovadores em ODS, que é um acelerador de ideais focado no atingimento de um Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O selo “Empresa Amiga da Mata Atlântica – EAMA” é a marca que identifica as empresas que contribuem para a conservação e o uso sustentável da Mata Atlântica, por meio de ações próprias e do apoio às ações da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica- RBMA, vinculada ao Programa MaB (Man and the Biosphere) da UNESCO.

Ao assinar o documento da Carta Compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, em agosto de 2018, junto com outras 36 empresas, reafirmamos nosso compromisso de adotar medidas práticas para combater a corrupção no ambiente de negócios e nas relações público-privadas, que já fazem parte do nosso Programa de Compliance.

Os Padrões do Global Reporting Initiative (GRI) criam uma linguagem comum para as organizações relatarem seus impactos na sustentabilidade de forma consciente e confiável. Nosso Relatório Integrado é elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e também de acordo com as premissas do International Integrated Reporting Council (IIRC).

Fazemos parte do Benchmark Club do Carbon Disclosure Project (CPD). Temos trabalhado para melhorar nosso rating no CDP, instituição que avalia como as empresas se preparam para as mudanças climáticas e novos cenários relacionados aos riscos climáticos. Essas informações são divulgadas para investidores e mostram nosso compromisso com o tema, no último ano atingimos nota A-, sendo um benchmark do nosso setor.

O TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures) desenvolve recomendações para divulgações relacionadas ao clima, permitindo a partes interessadas um maior entendimento sobre as concentrações de ativos relacionados ao carbono no setor financeiro, e à exposição do setor e do sistema financeiro aos riscos relacionados ao clima.

Aderimos em novembro de 2018 a iniciativa ONU Mulheres que tem por objetivo unir, fortalecer e ampliar esforços mundiais em defesa dos direitos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.

A Federación Interamericana del Cimento (FICEM) é uma organização com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da indústria cimenteira da região, por meio de trocas de experiências, fomento de iniciativas, disseminação de conhecimento entre associados.

O Green Building Council Brasil é um movimento global na busca de uma transformação da indústria da construção em direção à sustentabilidade, por meio do desenvolvimento e promoção de sistemas de certificação, iniciativas socioculturais e criação de rede colaborativa com participação do poder público, iniciativa privada, sociedade civil e população.

A Associação Brasileira de Cimento Portland é uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira do cimento, com o objetivo de promover estudos sobre cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologia do cimento, oferece suporte a grandes obras da engenharia brasileira e para a transferência de tecnologia das mais diversas formas.

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) é uma organização da Sociedade Civil com o objetivo de gerar e difundir conhecimento e boas práticas de sustentabilidade na construção civil no Brasil, por integrações dos setores da sociedade, elaboração de diretrizes e ferramentas do setor, coordenação de soluções e ações intersetoriais.

A  Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos que tem por objetivo a promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania, em especial da comunidade LGBTI+.

Em 2021, assinamos a carta de Adesão ao Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência, um documento que reafirma nosso compromisso com a Diversidade e Inclusão.

Aderimos, em novembro de 2018, a esse movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo.