Votorantim Cimentos anuncia novas medidas contra o Covid-19

25/03/2020, 19h44

A Votorantim Cimentos está atuando para proteger seus empregados, familiares, prestadores de serviços, parceiros, clientes e comunidades do risco de contaminação do coronavírus, passando orientações, dando suporte e seguindo as recomendações das autoridades competentes, como o Ministério da Saúde.

A companhia implantou uma série de iniciativas preventivas em todas as localidades onde atua, como orientações de contato social, intensificação na higienização e limpeza dos locais de trabalho e dos ônibus fretados, mudança na rotina dos refeitórios, orientação aos motoristas, implantação de termômetros nas unidades e manutenção de parte da equipe administrativa em trabalho remoto/home office. Até o momento a Votorantim Cimentos não tem nenhum caso confirmado de coronavírus nas suas operações.

Com o avanço da pandemia no Brasil, a empresa decidiu tomar novas medidas, mais profundas, visando a preservação da saúde de todos e a manutenção da sustentabilidade de suas operações, que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas no País, gerando emprego, renda e garantindo o abastecimento do mercado.

Confira, a seguir, as novas medidas anunciadas:

REDUÇÃO DO NÚMERO DE PESSOAS NAS OPERAÇÕES DE CIMENTOS

A partir de quarta-feira (25/3), a Votorantim Cimentos fará uma redução expressiva no número de pessoas que trabalham nas operações de cimentos, como fábricas, moagens e expedições. Essas operações irão funcionar com um contingente mínimo, respeitando as orientações de saúde e normas de segurança.

SUSPENSÃO DAS OPERAÇÕES DE CDs COM BAIXO VOLUME

A Votorantim Cimentos irá suspender as operações em Centros de Distribuição (CDs) com baixo volume. Os CDs com tendência de redução de volumes passarão a operar com o menor número de pessoas possível.

REDUÇÃO DO NÚMERO DE PESSOAS NOS NEGÓCIOS DE AGREGADOS, ARGAMASSAS, CALES E FAZENDAS

Os negócios de agregados, argamassas, cales e fazendas da Votorantim Cimentos também irão operar com o quadro mínimo de pessoal, tomando todos os cuidados de saúde e segurança.

CONTINGENTE MÍNIMO NAS OPERAÇÕES DE INSUMOS AGRÍCOLAS

Por ser um produto essencial para o agro e para a cadeia de produção de alimentos, a operação de calcário agrícola da Votorantim Cimentos também irá funcionar com um contingente mínimo de pessoas, contribuindo para garantir o abastecimento da população.

FORMAS DE AFASTAMENTO SERÃO COMPENSAÇÃO DOS DIAS PARADOS, BANCO DE HORAS E/OU FÉRIAS

Cada unidade irá definir a forma de afastamento de seus empregados. Em linhas gerais, considerando a Medida Provisória editada pelo Governo Federal para esse momento de calamidade pública, haverá período de compensação dos dias parados e/ou criação de um banco de horas e/ou férias. Para os empregados que continuarem trabalhando, as mesmas medidas poderão ser adotadas em caso de mudança de cenário da pandemia e do mercado.

ENGEMIX – EQUIPE REDUZIDA PARA ATENDER OBRAS EM EXECUÇÃO

A Engemix, negócio de concreto da Votorantim Cimentos, manterá suas filiais com o menor contingente de pessoas para atendimento de obras ainda em execução, de forma a garantir o abastecimento dos clientes. A depender da evolução do cenário de mercado, as equipes corporativas da Engemix também poderão seguir as mesmas medidas descritas acima ou a antecipação de férias.

ÁREA COMERCIAL, CRC E REGIONAIS EM ATENDIMENTO REMOTO

A área Comercial da Votorantim Cimentos, tanto a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) quanto as equipes das Regionais, segue fazendo atendimento e contato virtual/remoto com os clientes. Toda equipe do CRC já está trabalhando em home office. A depender da evolução do cenário de mercado, o time comercial também poderá adotar as mesmas medidas descritas acima ou a antecipação de férias.

SAC FUNCIONA EM HOME OFFICE

As equipes de Desenvolvimento Técnico de Mercado (DTM) seguem em home office, com foco nas atividades relacionadas a assistência técnica e SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), pareceres técnicos e laudos, atendimento virtual/remoto aos clientes, bem como desenvolvimento de projetos.

ÁREAS CORPORATIVAS EM HOME OFFICE

Os empregados do Centro Corporativo, onde funciona a sede da companhia, em São Paulo (SP), seguem fazendo suas rotinas em regime de home office. As equipes do Centro de Excelência Operacional (CEO), das áreas de Suprimentos, Sustentabilidade, Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), baseadas em Curitiba (PR), já estão quase que na sua totalidade em home office. A depender da evolução do cenário, algumas áreas poderão adotar, também, as mesmas medidas descritas acima ou a antecipação de férias.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA VOTORANTIM CIMENTOS

A Votorantim Cimentos está disponível por meio de seus diversos canais de comunicação. Não acredite em boatos nem em notícias falsas (“Fake News”).

Em caso de dúvidas, sugestões ou perguntas, entre em contato conosco pelos canais:

WhatsApp: (11) 97533 6542 – mensagens à Comissão Especial de Gestão de Crise do Coronavírus.

Central de Relacionamento ao Cliente (CRC): 0800 7019894 de qualquer lugar do Brasil ou 4003 9894 de regiões metropolitanas (custo de ligação local), de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, sábado de 8h às 12h.

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) – para tirar dúvidas sobre nossos produtos: 0800 7019898, de segunda a sexta, de 8h às 17h30, de qualquer lugar do Brasil.

Linha Ética – Ouvidoria Votorantim Cimentos: 0800 8911729, de qualquer lugar do Brasil.

A Votorantim Cimentos segue monitorando diariamente a situação e avaliando os riscos relacionados à pandemia do coronavírus.

Essas medidas anunciadas buscam equilibrar nossa preocupação com nossos empregados e seus familiares e a nossa responsabilidade em reduzir os impactos nos setores de construção civil, mineração, agricultura e coprocessamento, para os trabalhadores nesses segmentos, para as comunidades onde atuamos e para nossos clientes e consumidores.

A depender dos cenários e de decisões governamentais, a empresa poderá tomar outras medidas, que serão prontamente comunicadas a todos.

Temos certeza de que dias melhores virão e que o nosso Brasil retomará seu caminho de crescimento.

Quando isso acontecer, nós, da Votorantim Cimentos, estaremos prontos para fazer a nossa parte e ajudar a construir o futuro.