Vencemos o Prêmio de Excelência em Construção de Concreto da ACI

É com muito orgulho que a Engemix, nossa unidade de negócio de concreto, recebeu junto com a Nortis Incorporadora e Construtora, a PhD Engenharia e a Avila Engenharia de Estruturas, o Prêmio de Excelência em Construção de Concreto promovido pela American Concrete Institute (ACI). O empreendimento premiado que nos trouxe o reconhecimento foi o edifício residencial Leopoldo 1201, no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo (SP).

O prêmio avalia e reconhece, anualmente, construções excepcionais de todo o mundo feitas com concreto. Os projetos são avaliados em sete categorias e reconhecidos pelo seu grau de inovação, complexidade, realização e valor pela forma a qual o concreto foi utilizado em sua construção. Neste ano, o evento de premiação aconteceu de forma online, no dia 18 de outubro. Você pode assistir a cerimônia de premiação clicando aqui.

O empreendimento, construído pela Nortis Incorporadora e Construtora, tem seu projeto arquitetônico assinado pela Aflalo/Gasperini Arquitetos, com uma área de construção total de 10.974 m² em 1.125 m² de terreno, contando com 4 subsolos, térreo e 23 andares. Já em seus aspectos técnicos, foi utilizado um concreto aparente de resistência à compressão de 90Mpa e módulo de elasticidade de 47Mpa aos 28 dias, sendo este último o maior valor registrado para um concreto aplicado na cidade de São Paulo até então.

 

Tendo em vista os critérios de sustentabilidade, apesar da grande quantidade de cimento utilizada por metro cúbico, o uso do concreto com resistência à compressão de 90 Mpa possibilitou a construção de estruturas com áreas menores resultando em um forte impacto na redução do consumo geral de materiais, quando em comparação com um concreto convencional. No geral, foram constatadas reduções de até 40% no uso de concreto e agregados nos pilares, o que representou uma redução de 20% na quantidade de cimento e outros 20% na quantidade de aço.

Projetos como este reforçam o nosso pilar de Inovação & Soluções, divulgados nos nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. Saiba mais sobre eles ouvindo o nosso podcast Diálogos VC.